O neocolonialismo foi uma política de expansão territorial e econômica praticada pelas potências europeias a partir do século XIX. Em 1885, as principais potências europeias se reuniram na Conferência de Berlim. O evento marcou uma completa reorganização das fronteiras da África, dividindo o território entre si em áreas de influência e exploração. Observe a charge:
Sobre o tema, é possível afirmar que
para reorganizar as fronteiras, os europeus levaram em consideração a divisão étnica já existente no continente.
a rivalidade entre as potências europeias intensificou-se e os países começaram a formar alianças que acabaram culminando na Segunda Grande Guerra Mundial.
muitas das tensões provocadas pelos dominadores duram até hoje no continente africano, criando ou aumentando a rivalidade entre diversos grupos étnicos. Um dos exemplos mais marcantes foi o conflito entre hutus e tutsis, em Ruanda.
o imperialismo europeu não chegou a causar a extinção de idiomas, embora tenham sido instituídas línguas oficiais, que eram adotadas nas escolas, nos documentos e pelo governo local.
o neocolonialismo produziu economias policultoras na África, voltadas a atender a necessidades internas, principalmente.