“O negro foi (...) trazido para exercer o papel de força de trabalho compulsório numa estrutura que estava se organizando em função da grande lavoura. Aqui, não havia muita preocupação em prover o sustento dos produtores, mas em produzir para o mercado.”
(PINSKY, Jaime. A escravidão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2011, p. 23).
Analise as proposições abaixo sobre a utilização da mão de obra escrava no Brasil Colonial e Imperial.
I. A escravidão dos índios na Colônia nunca foi empregada, devido à alegação de que somente a mão de obra negra seria capaz de aguentar o trabalho nos canaviais nordestinos.
II. Os escravos eram trazidos do continente africano nos chamados navios negreiros, onde as condições da viagem eram tão precárias que muitos dos negros morriam antes de chegar ao Brasil.
III. No Brasil Imperial, era grande o número de escravos empregados fora das grandes lavouras. Em grandes capitais, como Recife, Salvador e Rio de Janeiro, escravos transitavam comumente, nas ruas, junto à população livre.
IV. No Brasil, a escravatura foi abolida repentinamente com a assinatura da Lei Áurea, em maio de 1888. Antes disso, o governo imperial não havia dado indícios de que a escravidão seria um dia extinta.
Estão corretas, apenas, as proposições:
II e III
I e IV
I e II
II e IV
I e III