O nacionalismo do governo de Vargas, de 1951 a 1954, foi duramente combatido pelo governo dos Estados Unidos, pelas empresas estrangeiras e pelas forças políticas que defendiam seus interesses no Brasil. Houve um intenso debate nacional entre “nacionalistas” e “entreguistas”. Um dos principais momentos do debate aconteceu por ocasião da nacionalização do petróleo.
Sobre esta temática, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
Sob o slogan “O petróleo é nosso” os “nacionalistas” defendiam que a extração do petróleo brasileiro fosse realizado por uma empresa brasileira e estatal.
O grupo conhecido por “entreguistas” constituído por parte do Congresso Nacional, imprensa e empresários, eram favoráveis à entrega do petróleo do Brasil à exploração dos grupos internacionais.
O petróleo, para o grupo pró ao monopólio estatal, os “nacionalistas”, era concebido como um setor estratégico da economia nacional, devendo, portanto, ser protegido pela enérgica ação do Estado.
Diante das pressões internas e externas, principalmente dos Estados Unidos, foi criada, em 1953, a Petrobras, empresa controlada pela companhia americana Standard OIL.
Em 1953, foi criada a Petrobras, companhia de economia mista sob o controle estatal que tinha o monopólio da pesquisa, exploração e refino do petróleo no Brasil.