O Município de Sorocaba apresenta suas águas subterrâneas conformadas em dois sistemas de aquíferos, cujas características são condicionadas pelas peculiaridades das formações geológicas nas quais se encontram. Com relação a esses sistemas, assinale a alternativa correta.
O Sistema Aquífero Tubarão é desenvolvido nas descontinuidades provocadas pelo fraturamento das rochas (densidade das porosidades por fissura), caracterizando, dessa forma, zonas aquíferas com distribuição regional descontínua e heterogênea.
O Sistema Cristalino é constituído por metassedimentos, granitos, gnaisses e quartzitos do Embasamento Cristalino e de extensão e abrangência regional, granular, livre a semi-confinado, contínuo e homogêneo.
O armazenamento e circulação da água no Sistema Tubarão, de característica granular, ocorrem através dos interstícios dos sedimentos clásticos grosseiros (arenitos, conglomerados, diamictitos), que estão intercalados com camadas de sedimentos finos (lamitos, siltitos, folhelhos).
Pelas características do Sistema Cristalino, de caráter descontínuo do tipo livre, a exploração da água subterrânea é realizada fora do contexto das estruturas geológicas, pois o seu potencial encontra-se na zona alterada e semi-alterada da rocha.
O Sistema Cristalino insere-se na Depressão Periférica Paulista, envolvendo parte das Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 10 – Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê.