O Modernismo no Brasil se configurou em três fases distintas, assim divididas por apresentarem características particulares, motivadas pelo contexto social, político e cultural corrente, que se refletiu nas diferentes obras literárias.
Assinale a alternativa que apresenta marcas da chamada Segunda Fase do Modernismo Brasileiro, no que se refere à prosa, e alguns de seus autores.
Crítica social e análise da realidade regional; preocupação com uma linguagem legitimamente brasileira; migração; miséria e ignorância popular; negligência dos representantes políticos – Graciliano Ramos, Érico Veríssimo e Jorge Amado.
Crítica social e análise da realidade regional; preocupação com uma linguagem legitimamente brasileira; migração; miséria e ignorância popular; negligência das forças políticas – Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto e Vinícius de Moraes.
Liberdade de expressão e temas; despreocupação com regras e padrões; representação da psicologia humana; urbanidade – Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto e Vinícius de Moraes.
Liberdade de expressão e temas; despreocupação com o seguimento de regras e padrões; representação da psicologia humana; urbanidade – Clarice Lispector, Érico Veríssimo e Vinícius de Moraes.
Verso livre como forma de expressão da sensibilidade da nova época; questionamento da existência humana; inquietação social – Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Jorge de Lima.