O Modernismo brasileiro propôs uma ruptura com modelos artísticos consagrados e uma releitura do Brasil pelos intelectuais da época. Assim, os fatos que, antes, provocavam vergonha nos brasileiros porque marcavam a distância em relação à Europa, como, por exemplo, a presença do negro, do índio e, especialmente, a miscigenação, agora eram expostos com orgulho e transformados em sinônimo de superioridade. No início desse movimento literário, o poeta, prosador, músico e folclorista Mário de Andrade escreveu o que foi considerada pelos críticos literários sua obra-prima: “Macunaíma”.
Assinale a(s) afirmativa(s) que apresenta(m) informações corretas sobre o romance.
I. O personagem principal é um “herói sem nenhum caráter”, confronta a estética parnasiana e simbolista e não apresenta a realidade do Realismo, mas desconstrói e deforma essa realidade. Mário de Andrade apresenta um personagem que tem todas as características de um anti-herói e lhe confere a condição de herói, porém “sem nenhum caráter”, uma espécie de paradoxo.
II. Ao longo de todo texto ocorrem manifestações fantásticas de mitos criados para explicar as lendas indígenas, o folclore brasileiro e, especialmente, a representação do mito da formação do povo brasileiro por três raças: branco, negro e índio. O personagem principal do romance é apresentado como muito feio, preguiçoso, mal educado e sem princípio moral algum, porém, sedutor.
III. O romance é considerado uma lenda cearense pelo autor. É dividido em 33 (trinta e três) capítulos curtos que narram o início da civilização brasileira com o encontro da raça branca com a indígena. A paisagem natural e o índio são descritos como exuberantes, símbolos ideais para a construção da identidade nacional e da instituição da nação.
IV. A linguagem utilizada por Mário de Andrade no decorrer do texto é construída por vocábulos indígenas; expressões e provérbios populares; africanismos; frases feitas e gírias. Isso tudo com muita ironia e dinamismo. Uma mistura dos falares do povo brasileiro em um texto único que foi denominado pelo autor uma rapsódia, composição que envolve vários temas populares.
Agora, marque a assertiva correta sobre a obra literária “Macunaíma”.
Apenas II, III e IV são verdadeiras.
Apenas I, II e IV são verdadeiras.
Apenas I, II e III são verdadeiras.
Apenas III e IV são verdadeiras.
I, II, III e IV são verdadeiras.