Para responder às questões de números 45 e 46, leia o texto.
“Eu ainda faço café para dois.”
(Zak Nelson https://www.revistabula.com/1787-30-contos-de-ate100-caracteres/. Acessado em 14.06.2022)
O microconto de Zak Nelson pode ser interpretado como uma narrativa de alguém que, no momento, se encontra separado, não importa a razão, mas continua com um hábito anterior. Essa interpretação, considerando as observações de Kleiman (1993, p.26) depende
dos conhecimentos textuais, de conhecimentos de mundo e da compreensão de pistas linguísticas encontradas no microconto.
da ativação de informações prévias, mas não significa que haja conhecimentos partilhados entre o leitor e o escritor.
da recepção passiva do leitor, ainda que ele tenha feito inferências a partir do advérbio ainda, presente no microconto.
das inferências a partir de marcas implícitas, em especial, do verbo no tempo presente que indica ação em processo.
do engajamento do leitor, das marcas linguísticas, mesmo que ele desconheça a situação figurada na narrativa.
A interpretação de textos, especialmente microcontos que são breves, exige do leitor a habilidade de extrair significado a partir de poucas palavras. No caso apresentado, o microconto 'Eu ainda faço café para dois' sugere que o personagem mantém um hábito mesmo após uma mudança em sua situação pessoal, possivelmente uma separação. Para compreender essa narrativa, o leitor deve utilizar tanto conhecimentos prévios sobre situações semelhantes (conhecimentos de mundo) quanto reconhecer as pistas linguísticas fornecidas pelo autor, como o uso do advérbio 'ainda' que indica a continuação de um hábito passado no presente.
Considere o significado do advérbio 'ainda' no contexto do microconto.
Pense sobre os hábitos cotidianos e como eles podem estar relacionados a experiências passadas.
Reflita sobre as emoções e situações que podem levar uma pessoa a manter certos hábitos mesmo após mudanças significativas em sua vida.
Um erro comum é o leitor focar-se apenas nas palavras do texto sem ativar seus conhecimentos prévios ou fazer inferências necessárias para a compreensão. Outro erro é interpretar o texto de maneira muito literal, sem perceber as sugestões ou subtextos que o autor pode estar utilizando.
Na interpretação de textos, é essencial considerar os conhecimentos textuais (estrutura e elementos linguísticos do texto), os conhecimentos de mundo (informações e experiências que o leitor traz consigo) e a compreensão de pistas linguísticas (palavras ou expressões que fornecem indícios sobre o significado).