ENEM 2019 segunda aplicação

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro

CHICO BUARQUE. Paratodos. 1993. Disponível em: www.chicobuarque.com.br. Acesso em: 29 jun. 2015 (fragmento).

A característica familiar descrita deriva do seguinte aspecto demográfico:

a

Migração interna.

b

População relativa.

c

Expectativa de vida.

d

Taxa de mortalidade.

e

Índice de fecundidade.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Tempo médio
45 s

Resolução

A questão apresenta um trecho da música "Paratodos" de Chico Buarque, que descreve a origem geográfica dos seus antepassados: o pai paulista, o avô pernambucano, o bisavô mineiro e o tataravô baiano. O eu lírico se identifica como um "artista brasileiro" que viaja pelo país. A pergunta pede para identificar qual aspecto demográfico está relacionado a essa característica familiar.

Para resolver a questão, siga estes passos:

  1. Analise o texto: O ponto central do fragmento é a diversidade de origens estaduais dos ancestrais do eu lírico (São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia). Isso indica que, ao longo das gerações, a família se moveu por diferentes regiões do Brasil.
  2. Relacione com os conceitos demográficos: A questão pede para conectar essa diversidade de origens a um conceito demográfico listado nas alternativas. Vamos analisar as opções:
    • Migração interna: Refere-se ao deslocamento de pessoas dentro das fronteiras de um mesmo país. A mudança de estado de nascimento entre as gerações (Bahia -> Minas Gerais -> Pernambuco -> São Paulo) é um exemplo claro desse fenômeno. Os ancestrais ou suas famílias migraram internamente pelo Brasil.
    • População relativa: Também conhecida como densidade demográfica, mede o número de habitantes por unidade de área. O texto não fornece dados sobre a concentração populacional em nenhuma região.
    • Expectativa de vida: É o número médio de anos que se espera que uma pessoa viva. O texto não menciona a longevidade dos ancestrais.
    • Taxa de mortalidade: É o número de óbitos em relação à população total em um determinado período. O texto não fornece informações sobre mortes.
    • Índice de fecundidade: É o número médio de filhos por mulher em idade reprodutiva. O texto não dá informações sobre o número de filhos tidos pelos ancestrais.
  3. Conclua: A única opção que descreve o fenômeno implícito na genealogia apresentada no texto é a migração interna. A diversidade de estados de origem dos antepassados só é possível devido ao deslocamento populacional dentro do território brasileiro ao longo do tempo.

Portanto, a característica familiar descrita (ancestrais de diferentes estados brasileiros) deriva do aspecto demográfico da migração interna.

Dicas

expand_more
Preste atenção aos locais de nascimento mencionados para cada ancestral.
Pense sobre o que significa uma família ter membros de gerações diferentes nascidos em estados distintos do Brasil.
Qual termo demográfico descreve o movimento de pessoas dentro de um mesmo país?

Erros Comuns

expand_more
Não compreender o conceito de "migração interna" e confundi-lo com outros termos demográficos.
Focar em partes menos relevantes do texto, como "artista brasileiro" ou "vou na estrada há muitos anos", e tentar relacioná-las a algum conceito demográfico de forma inadequada.
Associar a diversidade de origens a conceitos como densidade populacional ou miscigenação, sem perceber que o fenômeno demográfico primário descrito é o deslocamento (migração).
Desconhecer o significado dos termos técnicos de demografia apresentados nas alternativas.
Revisão

Revisão de Conceitos Demográficos

  • Migração Interna: É o deslocamento de pessoas de uma região para outra dentro do mesmo país. Pode ser motivada por fatores econômicos (busca por emprego), sociais (fuga de conflitos, busca por melhores condições de vida), naturais (secas, enchentes) ou culturais. O texto exemplifica isso com a origem dos ancestrais em diferentes estados brasileiros (BA, MG, PE, SP).
  • População Relativa (Densidade Demográfica): Indica a concentração de pessoas em uma determinada área, geralmente expressa em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²). Não se relaciona diretamente com a origem geográfica de ancestrais.
  • Expectativa de Vida (Esperança de Vida): Número médio de anos que se espera que um indivíduo viva, com base nas taxas de mortalidade atuais.
  • Taxa de Mortalidade: Número de óbitos ocorridos em um determinado período, geralmente um ano, por cada mil habitantes.
  • Índice de Fecundidade (Taxa de Fecundidade Total): Número médio de filhos que uma mulher teria ao longo de seu período reprodutivo, mantidas as taxas de fecundidade por idade observadas no momento.
Habilidade

Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Débora Adelina
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar