O método europeu ou as escolas de ginastica europeias influenciaram fortemente a educação física no Brasil. A partir do século XIX, com a educação física começando a fazer parte do cotidiano escolar, as discussões passaram a girar em torno de qual método os instrutores de ginástica deveriam adotar. O debate envolvia as escolas europeias de ginástica, já que não havia um método nacional em vigor. A respeito das escolas europeias analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - A escola alemã: tinha como características o nacionalismo e a defesa da pátria. Também se caracterizou pelo uso de aparelhos como as barras fixas e paralelas. Esse método ficou conhecido como Turnen.
II - Escola Sueca: tinha caráter mais pedagógico e social, buscando diluir os vícios da sociedade. Era uma ginástica sem aparelhos, com aquecimento e relaxamento.
III - Escola Francesa: inspirada na ginástica alemã, tinha como base o desenvolvimento social, na busca de homens completos e universais.
IV - Escola inglesa: baseada nas ideias socialistas, deu ênfase aos esportes individuais como forma de desenvolver valores como a moral e a disciplina.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas I e II e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
Para resolver essa questão, é importante conhecer as características das escolas europeias de ginástica e como elas influenciaram a educação física. A escola alemã, ou Turnen, focava no desenvolvimento físico para fortalecer a nação e utilizava aparelhos. A escola sueca era mais pedagógica e visava a melhoria social, com exercícios sem aparelhos. A escola francesa buscava o desenvolvimento social. A escola inglesa, que não é mencionada na alternativa correta, focava em esportes e jogos coletivos, e não em valores socialistas ou esportes individuais.
Reflita sobre o foco de cada escola e como a descrição se relaciona com suas práticas conhecidas.
Considere os objetivos de cada escola: fortalecimento da nação, melhoria social ou desenvolvimento de habilidades individuais.
Verifique se as descrições correspondem à ênfase dada pelos métodos de cada escola europeia de ginástica.
Confundir a ênfase dada pela escola inglesa, que se concentrava em esportes coletivos e não em valores socialistas ou esportes individuais.
Ignorar a influência social da escola sueca, que buscava melhorias sociais por meio de uma ginástica sem aparelhos.
Não reconhecer a escola francesa como uma das corretas, pois ela também tinha como base o desenvolvimento social.
As escolas europeias de ginástica tiveram grande influência na formação da educação física no Brasil. Cada escola possuía sua ênfase, metodologia e filosofia, sendo importante para o entendimento da história e desenvolvimento das práticas de exercícios físicos nas escolas brasileiras.