O mês de fevereiro foi o mais chuvoso nos últimos 15 anos em São Paulo. Foram tantas tempestades que um grupo de pesquisadores conseguiu registrar um fenômeno raro: um super-raio. O super-raio foi registrado por câmeras instaladas no alto de um prédio da Zona Oeste da capital paulista. A intensidade de um raio comum é de 30 mil amperes. Na primeira vez que o super-raio tocou o solo, em Cotia, na Grande São Paulo, a descarga elétrica foi de 109 mil amperes. Depois, o super-raio percorreu 22 quilômetros em 0,03 segundo, tocando o solo pela segunda vez, no bairro da Vila Romana, como mostrado na figura abaixo. Dessa vez, a descarga foi oito vezes mais intensa do que a de um raio comum, e a diferença de potencial elétrico foi de 100 milhões de volts.
Considerando que o consumo diário de energia elétrica de uma cidade com 50 mil habitantes seja 20000 kWh, por quantos dias essa cidade poderia ser abastecida se toda a energia gerada pelo super-raio, ao tocar o solo pela segunda vez, pudesse ser armazenada?
Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2019/03/03/fenomeno-raro-eregistrado-no-ceu-de-sao-paulo-um-super-raio.ghtml (Adaptado) Acesso em 14 mai 2019.
3
5
8
10
15