O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA
Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino que carregava água na peneira.
A mãe disse que carregar água na peneira
era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele
para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água
O mesmo que criar peixes no bolso.
O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.
A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores e até infinitos.
Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito
Porque gostava de carregar água na peneira
Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que
carregar água na peneira.
No escrever o menino viu
que era capaz de ser noviça,
monge ou mendigo ao mesmo tempo.
O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.
Foi capaz de interromper o voo de um pássaro
botando ponto final na frase.
Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.
O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor!
A mãe reparava o menino com ternura.
A mãe falou: Meu filho você vai ser poeta.
Você vai carregar água na peneira a vida toda.
Você vai encher os vazios com as suas peraltagens
E algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos
(BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010. p. 469-470.)
Sobre o texto, analise as afirmativas.
I. O trecho “O menino era ligado em despropósitos / Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos” sugere que, no fazer poético, o artista deve pautar-se, antes de tudo, pela coerência e concretude de propósitos.
II. Em “No escrever o menino viu/que era capaz de ser noviça, /monge ou mendigo ao mesmo tempo”, revela a capacidade do eu-lírico em se metamorfosear em várias personagens.
III. Da leitura atenta do poema, pode-se dizer que o poeta é aquele que tematiza situações incomuns, tornando-as lógicas e que trata da inventividade como forma de dominar fatos da vida.
Das afirmativas acima, assinale a que NÃO corresponde aos significados utilizados pelo autor do texto.
I, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.