FAGOC 2014

O melhor lugar do mundo para envelhecer

 

Na Suécia, eleita o país‐modelo no atendimento aos idosos, os governos bancam ou subsidiam médicos, cuidadores, refeições, corridas de táxi etc. etc.

 

A mesma Suécia que concedeu ao escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927‐2014) a maior das honrarias literárias, o Prêmio Nobel, tem se notabilizado por desmentir uma de suas frases mais antológicas: “O segredo de uma velhice agradável consiste apenas na assinatura de um honroso pacto com a solidão”. Para os suecos, a terceira idade está longe de ser vivida de modo incontornavelmente solitário – muito menos desagradável. Ao contrário: não há lugar no mundo onde os idosos sejam tão bem assistidos. Além de aposentadoria digna e saúde pública de qualidade, eles têm, gratuitamente ou a um custo baixo, graças a parcerias dos governos com empresas privadas, benefícios como serviços de cuidadores, que chegam a visitá‐los sete vezes por dia, entrega de refeições em casa, instalação de alarmes para emergências, táxi para os que já não conseguem mais utilizar transporte coletivo e até mesmo auxílio em atividades básicas do cotidiano, como fazer compras, lavar roupa, limpar a casa ou trocar uma simples lâmpada. Tais infraestrutura e rede de apoio fizeram com que a Suécia alcançasse o topo do ranking Global AgeWatch Index. Trata‐se do primeiro indicador que mede a qualidade de vida dos idosos em 91 países, de todos os continentes.

  Realizado pela HelpAge International – órgão que estuda a terceira idade e é financiado por instituições como a Organização das Nações Unidas e a União Europeia, além do governo inglês –, o levantamento, publicado pela primeira vez no ano passado, leva em conta treze indicadores, agrupados em quatro temas centrais: segurança financeira, que avalia, por exemplo, a abrangência do sistema previdenciário e a incidência de pobreza; saúde; emprego e educação; e, por fim, o que os pesquisadores convencionaram chamar de “ambiente propício”, que analisa, entre outras condições, os contatos sociais e o acesso aos meios de transporte público.

 

(Veja, 17 de setembro de 2014.)

Considerando ainda o subtítulo, assinale a alternativa cuja reescrita mantém o sentido do texto e a correção de acordo com a norma padrão.

a

Os governos eleitos o país‐modelo no atendimento aos idosos, na Suécia, bancam ou subsidiam médicos, cuidadores, refeições, corridas de táxi etc.

b

Na Suécia, eleito o país‐modelo em atendimento a um idoso, os governos bancam ou subsidiam médicos, cuidadores, refeições, corridas de táxi etc. etc.

c

Eleito o país‐modelo no atendimento aos idosos, na Suécia, os governos bancam ou subsidiam médicos, cuidadores, refeições, corridas de táxi etc. etc.

d

Na Suécia, eleito o atendimento aos idosos no país‐modelo, os governos bancam ou subsidiam médicos, cuidadores, refeições, corridas de táxi etc. etc.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Débora Adelina
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar