O melão é uma fruta muito apreciada e de expressiva popularidade em diferentes países como Turquia, Irã, Estados Unidos, Espanha e China – o maior produtor mundial. Na América do Sul, o Brasil é o maior produtor, seguido da Venezuela, Argentina e Chile. As principais áreas produtoras de melão no Brasil localizam-se nas cidades de Mossoró e Assu no estado do Rio Grande do Norte e Baixo Jaguaribe no estado do Ceará, que respondem por 100% das exportações do país. O isolamento de substâncias específicas presentes no melão, como a pectina, e que apresentam relativa facilidade de extração, mostra-se como uma alternativa na valorização do fruto com consequente aumento dos lucros da comercialização.
Em sua essência, substâncias pécticas são constituídas quimicamente por polissacarídeos (classe de glicídios).
Vários agentes antitrombóticos são utilizados na prevenção e tratamento de desordens tromboembolíticas, sendo a heparina, o agente mais comumente utilizado. Porém, diversos efeitos adversos da heparina têm sido descritos, como por exemplo: hemorragia, trombocitopenia, necrose quando aplicada por via subcutânea e osteoporose. Somados aos efeitos adversos, a heparina apresenta uma diversidade estrutural, problemas com contaminação por patógenos animais e poucas fontes de extração, o que justifica a busca de novos compostos com atividades semelhantes, com menos efeitos adversos e que sejam provenientes de fontes não animais.
(SOUSA, et. Al, 2017)
Acerca dos glicídios assinale a afirmativa INCORRETA:
São também conhecidas como hidratos de carbono pois a maioria deles possui fórmula geral Cn(H2O).
Apresentam função orgânica mista podendo ser: álcool e aldeído (poli-hidroxialdeído) ou álcool e ácido (poli-hidroxiácido)
A sacarose é um representante muito conhecido desta classe de moléculas e é um oligossacarídeo formado por glicose e frutose (dois monossacarídeos).
Polissacarídeos são compostos que a hidrólise de cada molécula produz um número elevado de monossacarídeos.
Monossacarídeos são suscetíveis a processos oxidativos, por apresentarem em suas estruturas funções orgânicas capazes de sofrer oxidação