O Medical Research Council - MRC avalia o grau de força muscular periférica de membros inferiores e superiores, podendo obter através de ponto de corte, a soma das pontuações dos 12 movimentos, o diagnóstico de fraqueza adquirida em ambiente hospitalar. Sobre o uso do Medical Research Council - MRC é correto afirmar que:
O escore total do MRC, vai de 0 a 60, sendo que 60 é indicativo de força muscular normal. O escore na qual apresenta MRC menor ou igual de 36 pontos é indicativo de fraqueza muscular.
Se o(a) paciente não apresentar movimentação, o músculo e/ou tendão responsáveis pelo movimento testado deverá ser palpado para observar contração. Mesmo se for observada contração muscular, a pontuação obtida é de grau 0.
Caso o(a) paciente não consiga realizar o movimento contra a gravidade, em sua amplitude total, este é reposicionado para permitir o movimento eliminando a gravidade. A posição com eliminação da gravidade não poderá variar para cada movimento a ser testado.
A medida é realizada através da avaliação bilateral de 6 movimentos de membros superiores (abdução de ombro, flexão de cotovelo e extensão de punho) e inferiores (flexão de quadril, extensão de joelho e dorsiflexão de tornozelo ), sendo o escore total de 0 a 60 pontos.