ENEM 2019 segunda aplicação

O mato do Mutúm é um enorme mundo preto, que nasce dos buracões e sobe a serra. O guará-lobo trota a vago no campo. As pessôas mais velhas são inimigas dos meninos. Soltam e estumam cachorros, para ir matar os bichinhos assustados — o tatú que se agarra no chão dando guinchos suplicantes, os macacos que fazem artes, o coelho que mesmo até quando dorme todo-tempo sonha que está sendo perseguido. O tatú levanta as mãozinhas cruzadas, ele não sabe — e os cachorros estão rasgando o sangue dele, e ele pega a sororocar. O tamanduá. Tamanduá passeia no cerrado, na beira do capoeirão. Ele conhece as árvores, abraça as árvores. Nenhum nem pode rezar, triste é o gemido deles campeando socôrro. Todo choro suplicando por socôrro é feito para Nossa Senhora, como quem diz a salve-rainha. Tem uma Nossa Senhora velhinha. Os homens, pé-ante-pé, indo a peitavento, cercaram o casal de tamanduás, encantoados contra o barranco, o casal de tamanduás estavam dormindo. Os homens empurraram com a vara de ferrão, com pancada bruta, o tamanduá que se acordava. Deu som surdo, no corpo do bicho, quando bateram, o tamanduá caiu pra lá, como um colchão velho. R

ROSA, G. Noites do sertão (Corpo de baile). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

Na obra de Guimarães Rosa, destaca-se o aspecto afetivo no contorno da paisagem dos sertões mineiros.

Nesse fragmento, o narrador empresta à cena uma expressividade apoiada na

a

plasticidade de cores e sons dos elementos nativos.

b

dinâmica do ataque e da fuga na luta pela sobrevivência.

c

religiosidade na contemplação do sertanejo e de seus costumes.

d

correspondência entre práticas e tradições e a hostilidade do campo.

e

humanização da presa em contraste com o desdém e a ferocidade do homem.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Tempo médio
2 min

Resolução

A questão pede para identificar em que se apoia a expressividade da cena narrada no fragmento de Guimarães Rosa. A expressividade, nesse contexto, refere-se à força emocional e ao impacto que a descrição causa no leitor.

Passo 1: Leitura Atenta do Fragmento

Leia o texto com atenção, observando como os elementos da natureza, especialmente os animais, e os seres humanos são descritos. Note a linguagem peculiar de Guimarães Rosa.

Passo 2: Identificar o Foco da Descrição

O narrador descreve o ambiente ("mato do Mutúm", "campo", "cerrado") e os animais (guará-lobo, tatu, macacos, coelho, tamanduá). O ponto central, no entanto, parece ser a interação violenta entre os humanos ("pessoas mais velhas", "homens") e os animais. Há uma clara ênfase no sofrimento dos bichos.

Passo 3: Analisar a Caracterização dos Animais

Observe como os animais são apresentados. Eles não são meros elementos da paisagem; o narrador lhes atribui características e sentimentos humanos:

  • O tatu "se agarra no chão dando guinchos suplicantes".
  • O coelho "mesmo até quando dorme todo-tempo sonha que está sendo perseguido".
  • O tatu "levanta as mãozinhas cruzadas" (um gesto humano de súplica ou rendição).
  • Os animais "não sabem rezar", mas seu "gemido" e "choro suplicando por socôrro" são comparados à prece da salve-rainha.
  • O "casal de tamanduás" estava "dormindo".

Essa atribuição de qualidades humanas a seres não humanos é chamada de humanização ou prosopopeia/personificação.

Passo 4: Analisar a Caracterização dos Humanos

Em contraste, os humanos são descritos de forma a ressaltar sua crueldade e indiferença:

  • As "pessoas mais velhas são inimigas dos meninos" e "soltam e estumam cachorros, para ir matar os bichinhos assustados".
  • Os homens agem "pé-ante-pé", "cercaram" os tamanduás dormindo, usam "vara de ferrão" e dão "pancada bruta".
  • A reação do tamanduá ao golpe ("som surdo") e sua queda ("como um colchão velho") enfatizam a brutalidade e a falta de consideração pela vida do animal. Há um tom de desdém e ferocidade na ação humana.

Passo 5: Avaliar as Alternativas

  • A: Embora haja sons ("guinchos", "gemido", "som surdo"), a plasticidade de cores não é o foco principal. A expressividade reside mais na emoção do que na descrição sensorial pura.
  • B: A dinâmica de ataque e fuga existe, mas a expressividade não vem apenas da ação em si, mas da forma como o sofrimento da presa e a crueldade do predador (humano) são retratadas.
  • C: A menção à religiosidade (Nossa Senhora, salve-rainha) serve para intensificar a piedade em relação aos animais, mas não é o elemento central que sustenta a expressividade de toda a cena. Não há uma contemplação dos costumes religiosos do sertanejo.
  • D: O texto mostra práticas humanas hostis, mas não estabelece necessariamente uma correspondência direta entre essas práticas/tradições e uma suposta hostilidade geral do campo. A hostilidade parte dos humanos contra os animais.
  • E: Esta alternativa capta precisamente o contraste identificado nos passos 3 e 4. A expressividade da cena é construída sobre a humanização dos animais (a presa), que são mostrados como seres sensíveis e sofredores, em oposição direta ao desdém e à ferocidade dos humanos, que agem com brutalidade. Esse contraste gera um forte impacto emocional no leitor.

Passo 6: Conclusão

A expressividade do fragmento apoia-se fundamentalmente na maneira como o narrador descreve os animais, conferindo-lhes sentimentos e reações humanas (humanização), e os contrasta com a ação cruel e insensível dos homens. Portanto, a alternativa correta é a E.

Dicas

expand_more
Observe atentamente como os animais são descritos. Eles parecem ter sentimentos ou reações humanas?
Agora, foque em como as ações dos homens são descritas. Qual a atitude deles em relação aos animais?
Compare a forma como os animais e os homens são retratados. Existe alguma oposição ou contraste significativo entre eles que cause impacto?

Erros Comuns

expand_more
Focar apenas na ação de caça e ataque, escolhendo a alternativa B, sem perceber que a expressividade vem da forma como essa ação é descrita (ênfase no sofrimento e na crueldade).
Supervalorizar a menção religiosa, escolhendo a alternativa C, sem notar que ela é um recurso pontual para intensificar a piedade, e não o eixo central da expressividade.
Interpretar a violência humana como uma simples característica do ambiente ou de tradições locais (alternativa D), em vez de perceber o contraste específico criado pelo narrador.
Não reconhecer a técnica de humanização dos animais ou não perceber o forte contraste estabelecido entre a descrição dos animais e a dos homens.
Confundir a descrição sensorial (alternativa A) com a carga emocional e o ponto de vista do narrador.
Revisão

Para resolver esta questão, é importante entender alguns conceitos:

  1. Estilo de Guimarães Rosa: Sua obra é marcada pela recriação da linguagem, com neologismos (palavras novas), arcaísmos (palavras antigas) e regionalismos (termos típicos do sertão mineiro). Há uma forte presença do lirismo (poesia) na prosa, explorando a relação entre o homem, a natureza e o misticismo no ambiente do sertão.
  2. Expressividade na Literatura: Refere-se à capacidade do texto de transmitir emoções, sensações e significados de forma intensa e marcante. A expressividade pode ser alcançada por meio de diversas técnicas narrativas e figuras de linguagem.
  3. Humanização/Prosopopeia/Personificação: Figura de linguagem que consiste em atribuir características, sentimentos, ações ou falas humanas a animais, objetos inanimados ou seres abstratos. No texto, os animais demonstram medo, súplica e dor de forma quase humana ("mãozinhas cruzadas", "choro suplicando").
  4. Contraste: Técnica que consiste em aproximar elementos opostos (ideias, personagens, situações) para realçar as diferenças entre eles e gerar um efeito específico (ênfase, ironia, impacto emocional). Aqui, o contraste se dá entre a sensibilidade atribuída aos animais e a brutalidade dos humanos.
Habilidade

Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Débora Adelina
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar