“O mar de Aral, um lago terminal alimentado por dois rios principais (Sir Darya e Amur Darya), forma uma fronteira natural entre o Cazaquistão e Uzbequistão. Era o quarto maior lago mundial em 1960; hoje, está em vias de desaparecer em um pequeno e sujo poço. A destruição do mar de Aral é um exemplo de como uma tragédia ambiental e humanitária pode ameaçar rapidamente toda região”. ...
Rama Sampath Kumar
A respeito do mar de Aral, assinale a alternativa correta.
O desmatamento das áreas periféricas e um forte assoreamento determinaram o problema ambiental, diminuindo o nível de salinidade do mar.
Os principais problemas se devem ao uso de suas águas para irrigação das lavouras comerciais de algodão, destinadas à exportação - a área foi reduzida à metade e sua salinidade triplicou.
O mar de Aral recebe detritos orgânicos e químicos, em razão do crescimento desordenado, da industrialização e urbanização não planejada na região, o que acelerou o processo de degradação.
O mar possui dois rios principais que o alimentam e, algumas hidrelétricas foram construídas ao longo desses rios, reduzindo de forma drástica o nível de suas águas.
O desastre ecológico ocorreu por causa da ocupação ilegal das áreas de mananciais próximas ao mar, dando lugar à desenfreada especulação imobiliária.