O Mapa de Risco é uma representação gráfica de fatores presentes em um laboratório, os quais podem prejudicar a saúde dos trabalhadores, e deve ser afixado em local visível e de fácil acesso. Leia as afirmativas a seguir sobre esse assunto e assinale a alternativa correta.
Em Mapas de Risco, a intensidade do risco é representada graficamente por losangos de diferentes tamanhos, os quais podem indicar até quatro intensidades de risco: inexistente, pequeno, médio e grande.
Em Mapas de Risco, os diferentes tipos de riscos do ambiente de trabalho são representados graficamente por cinco cores: verde (riscos físicos), vermelho (riscos químicos), marrom (riscos biológicos), amarelo (riscos ergonômicos) e azul (riscos de acidentes).
Os Mapas de Riscos são ferramentas extremamente precisas, uma vez que é possível quantificar perfeitamente os níveis de risco em um ambiente de trabalho através de tabelas disponíveis na legislação de biossegurança, não havendo possibilidade de superestimá-los ou subestimá-los.
Os Mapas de Risco são ferramentas retrospectivas, pois são elaborados a partir de acidentes que ocorreram no local de trabalho, com o intuito de que não se repitam.
Apesar de poderem causar problemas à saúde dos trabalhadores, os riscos ergonômicos não são considerados nos Mapas de Risco.