O mapa abaixo representa os Domínios Morfoclimáticos do Brasil.
Considerando as características dos domínios morfoclimáticos e as informações fornecidas no mapa é correto afirmar, exceto:
A desertificação é uma ameaça permanente em porções do Domínio da Caatinga, assinalado pelo nº II. Neste domínio, o clima semiárido produz paisagem singular, marcada por grande escassez de chuvas e rios intermitentes.
Encontrado desde o sul paulista até o norte gaúcho, o Domínio das Araucárias, nº III, ocupa uma área de 400.000 km2, abrangendo em seu território cidades importantes como Curitiba, Ponta Grossa, Lages, Caxias do Sul, Passo Fundo, Chapecó e Cascavel.
Ocupando cerca da metade do território do estado do Rio Grande do Sul, o Domínio das Pradarias, apontado pelo nº IV, vem se transformando em um imenso areal, com o desaparecimento da vegetação original.
A capital do Brasil, Brasília, localiza-se inteiramente no Domínio de Mares de Morro, representado pelo nº V, formado por uma sucessão de morros arredondados (relevo mamelonar), esculpidos sobre rochas cristalinas e revestidos originalmente por extensa cobertura florestal.