Prefeitura de Mogi Mirim 2022

O mapa a seguir apresenta a estrutura geológica do relevo brasileiro.


BRASIL: ESTRUTURA GEOLOGICA.



(Fonte: ROSS, Jurandyr L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Ed. USP, 1995. P 47).


Sobre ela pode-se afirmar:


I- Os crátons, ou escudos cristalinos, cobrem cerca de 36% do Território Brasileiro, são estruturas geológicas antigas, formaram-se na Era Pré-Cambriana, compostas por rochas magmáticas e metamórficas. Por conta de sua idade, são os terrenos mais desgastados pelo processo de erosão.

II- As bacias sedimentares correspondem a 64% de seu território e possuem uma formação mais recente, proveniente dos desgastes das rochas, de organismos vegetais e animais. Encontram-se nessas áreas, minerais energéticos como petróleo, carvão mineral, gás natural e minerais radioativos, como o urânio.

III- Formados por diferentes idades do Pré-Cambriano, os dobramentos antigos no Território Brasileiro dividem-se em três cinturões orogênicos (Atlântico, Brasília e Paraguai- Araguaia). São caracterizadas como a estruturas modernas de maior elevação terrestre, em decorrência de sua ligação com a tectônica das placas.


Quais itens são corretos?

a

Somente I e II.

b

Somente I e III.

c

Somente II e III.

d

Somente II.

e

Todos.

Ver resposta
Ver resposta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar