O lugar, o papel e a importância da História e do historiador são questões que ainda necessitam ser mais bem conhecidas pela nação brasileira. É ponto passivo que a identidade coletiva de um povo é de grande rele-vância para determinar a imagem que ele faz de si mesmo, imagem essa que colaborará nas decisões e caminhos a serem tomados por esse povo. Ora, o pas-sado é a fonte mais rica em elementos construtores da identidade coletiva. Logo, a História e o historiador, mais que guardiões da memória, são guardiões da identidade das nações.
Baseando-se no texto e nas reflexões a respeito do papel do historiador e da História na sociedade, assinale a alternativa correta.
A História é uma ciência e, como tal, é portadora de total exatidão. Assim, pode-se afirmar que os fatos históricos são conhecidos pelos historiadores na sua totalidade.
Não se faz História sem fatos históricos e, por isso, a História deve-se limitar à mera narração dos fatos.
Por ter como objeto de estudo o tempo passado, os estudos históricos devem abster-se da compreensão do tempo presente, deixando essa tarefa para a Filosofia, para a Sociologia ou mesmo para a Geografia, ciências humanas qualificadas para tal.
Por constituírem segmentos distintos, o estudo da História do Brasil deve ser feito isoladamente do estudo da História Geral, devendo, no máximo, aproximar-se do estudo da História da América.
A identidade nacional é construída dentro de um processo de educação que envolve várias instituições sociais, tais como a família, as religiões, o Estado e a escola. Todas essas instituições, de maneira sistemática ou não, acabam por se apropriar da História e do tempo passado para se legitimarem, sendo, portanto, necessário que os indivíduos que compõem a nação possuam um melhor conhecimento histórico, a fim de se prevenirem contra uma possível manipulação do passado, cujos propósitos e fins não condizem com os fatos históricos.