O livro A revolução dos bichos, mesmo tendo sido publicado em 1945, pode se encaixar na análise da progressiva centralização e endurecimento do regime socialista russo/soviético. Inicialmente uma revolução que combateu o regime autoritário do czar Nicolau II, mas que ao longo das décadas tornou-se um regime mais autoritário que o original.
Na história do livro, os animais da fazenda tomam o poder e a administração do local, lutando contra o antigo fazendeiro que os explorava, mas os porcos se sobrepõem aos demais animais ao longo dos anos, até que no fim estão muito parecidos com os humanos, na forma de andar, vestir, agir, tão ou mais arbitrários que o antigo fazendeiro.
Leia o trecho a seguir.
“Doze vozes gritavam, cheias de ódio, e eram todas iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”
Fonte: ORWELL, George. A revolução dos bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p.111 e 112.
Acerca dos governos de Lênin e de Stálin, está CORRETO apenas o que se afirma em:
A participação da URSS, ao lado da Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, demonstra aproximação dos governos totalitários vigentes nos dois países durante o confronto.
Durante a violenta guerra civil iniciada em 1918, na tentativa de salvar o regime socialista, o governo colocou em prática o comunismo de guerra, uma série de medidas que iam desde o confisco de cereais, até a suspensão de direitos individuais.
Após a morte de Lênin, houve uma disputa armada entre dois grupos originados do Partido Comunista, de um lado o Exército Branco, liderado por Trotsky, e de outro, o Exército Vermelho de Stálin, que conquistou o poder.
Durante o período entre as duas guerras mundiais, a URSS passou por uma relativa abertura econômica com a NEP, uma política que unia medidas socialistas e capitalistas como forma de promover a aproximação da economia soviética com o bloco capitalista.
Os sovietes, grupos armados socialistas, promoveram a perseguição e o assassinato de todos que fossem considerados uma ameaça ao governo stalinista, até mesmo antigos dirigentes do partido foram executados.