PUC-Rio Verão 2018

O leite fresco é levemente ácido devido à presença de algumas substâncias, em especial o ácido lático formado pela hidrólise da lactose. A acidez do leite é expressa em graus Dornic (°D), em que toda a acidez do leite é considerada como se fosse advinda do ácido lático (CH3 CHOHCOOH). Para titulação de leite, utiliza-se uma solução de NaOH 0,111 mol L-1 (conhecida como soda Dornic) que reage na estequiometria de 1:1 com o ácido lático. Cada 0,1 mL da solução de soda Dornic gasto na titulação de 10 mL de leite corresponde a uma (1) unidade de °D.

 

Uma amostra de leite (10 mL) foi diluída com água e foi titulada, apresentando um valor de 14 ºD. A massa, em mg, de ácido lático titulada foi aproximadamente igual a

 

Dado

M (CH3 CHOHCOOH) = 90,0 g mol-1

a

4

b

10

c

14

d

20

e

28

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar