O labirinto dos manuais
Há alguns meses, troquei meu celular. Um modelo lindo, pequeno, prático. Segundo a vendedora, era capaz de tudo e mais um pouco. Fotografava, fazia vídeos, recebia e-mails e até servia para telefonar. Abri o manual, entusiasmado. "Agora eu aprendo", decidi, folheando as quarenta e nove páginas. Já na primeira, tentei executar as funções. Duas horas depois, eu estava prestes a roer o aparelho. O manual tentava prever todas as possibilidades. Virou um labirinto de instruções!
Disponível em:https://vejasp.abril.com.br/cidades/o-labirinto-dos-manuais/.Adaptado
Infere-se do texto acima que:
A função mais importante para o personagem não é o fato de o celular servir para fazer ligações, mas as outras tantas funções existentes no aparelho.
O manual do aparelho era empolgante, e o fato de ter quarenta e nove páginas não era problema para o personagem.
O personagem se encantou com o celular porque este fazia vídeos, fotografava e recebia e-mails automaticamente.
O personagem demorou duas horas para ler todo o manual e, de tanta fome, pensou na possibilidade de roer o aparelho.
O texto apresenta uma situação onde o personagem troca de celular e se depara com um manual extenso e complicado. Ele se mostra entusiasmado com as diversas funcionalidades do aparelho, mas acaba frustrado ao tentar usar o manual para aprender a operá-lo. A inferência correta, baseada no contexto, é que as outras funcionalidades, além de fazer ligações, são mais importantes para o personagem, como indicado pela vendedora e pelo interesse inicial dele.
Tente identificar a ideia central do texto antes de escolher a resposta.
Considere o que o texto sugere sobre as atitudes e sentimentos do personagem em relação ao celular e ao manual.
Atente-se para expressões figuradas que podem indicar sentimentos ou atitudes, não ações literais.
Um erro comum é interpretar expressões figuradas literalmente ou focar em detalhes que não contribuem para o entendimento global do texto.
Na interpretação de texto, é importante compreender o contexto, identificar as ideias principais e as secundárias, e fazer inferências baseadas nas informações fornecidas pelo texto. A habilidade de inferir implica em deduzir ou concluir informações que não estão explicitamente mencionadas, mas que podem ser entendidas pelo contexto.