O jogo árabe chamado Quirkat ou Al-Quirg é semelhante ao jogo de damas moderno, no qual há um tabuleiro de 25 casas ( 5x5 ).
Esse jogo foi mencionado na obra Kitab Al-Aghani do século X. O Al-Quirg era também o nome para o jogo que atualmente é conhecido como trilha.
Certo dia, um caixeiro viajante apresentou esse jogo a um rei que ficou encantado com ele e decidiu que iria comprá-lo. Pediu ao viajante que colocasse preço no produto.
O caixeiro disse:
“__ Vossa Majestade, posso lhe vender o jogo por uma simples barganha! Basta me dar 1 grão de milho para a 1a casa do jogo, 2 grãos de milho para a 2a casa do jogo, 4 grãos de milho para a 3a casa do jogo, 8 grãos de milho para a 4a casa do jogo e assim por diante até a 25a casa do tabuleiro!”
O rei, imediatamente, ordenou o pagamento para o caixeiro viajante em troca do jogo que tanto lhe agradou.
Levando em consideração que o peso médio de um grão de milho seja de 0,30 g pode-se afirmar que
pelo pagamento referente a 13a casa, considerando o peso médio do grão do milho, o caixeiro recebeu 1,2288 kg .
até a décima casa do tabuleiro, se considerado o peso médio do grão de milho, o viajante tinha recebido um total de 307,2 g .
a quantidade de grãos recebido pelo caixeiro viajante é um número terminado em 7.
a quantidade de grãos recebido pelo viajante é um número múltiplo de 2.