O isomerismo ou isomeria é um fenômeno em que dois ou mais compostos químicos diferentes, denominados isômeros, apresentam a mesma fórmula molecular e diferentes fórmulas estruturais.
Considerando essa informação, é correto afirmar:
A tautomeria corresponde a um caso particular de isomeria de posição, em que os compostos estabelecem equilíbrio químico. Os exemplos mais comuns de tautomeria são: aldoenólica e cetoenólica. São tautômeros os compostos 1-propanol e 2-propanol.
A isomeria de compensação corresponde a um caso particular de isomeria de posição: a diferença na posição envolve um heteroátomo. Esse tipo de isomeria só ocorre, portanto, em cadeias heterogêneas. São isômeros de compensação o etoxietano e o metoxipropano.
A isomeria de posição ocorre quando diferentes compostos, de mesma fórmula molecular, pertencentes a funções diferentes, têm a mesma cadeia, mas apresentam diferenças em certas posições ao longo dessa cadeia, seja envolvendo um radical, uma insaturação ou um grupo funcional.
A isomeria ótica é a ocorrência de compostos que, apesar de possuírem a mesma fórmula molecular, desviam de modo igual o plano de propagação da luz polarizada.
A isomeria geométrica é a ocorrência de compostos que possuem fórmulas moleculares iguais, fórmulas estruturais planas diferentes, mas fórmulas estruturais espaciais iguais.