ENEM 2009 (prova vazada)

   O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus.
GULLAR. F. Folha de S. Paulo. São Paulo 19 out. 2008 (adaptado).
Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que
a

pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.

b

o índio assiste ao futebol e ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.

c

pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações.

d

os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.

e

a crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.

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Resposta
C
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise Detalhada da Questão

O texto de Ferreira Gullar apresenta uma reflexão sobre a relação entre tecnologia, globalização e cultura. O ponto central é que, embora a tecnologia (como a televisão) permita que pessoas de culturas muito diferentes (um indígena do Xingu, um morador do Harlem, um morador de Hong Kong) tenham acesso às mesmas informações ou eventos (partida de futebol em Barcelona, show dos Rolling Stones), isso não significa que elas compartilhem a mesma realidade cultural.

O autor enfatiza que "o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade". Isso significa que a maneira como cada indivíduo ou grupo interpreta e se relaciona com o mundo, incluindo as informações e tecnologias globais, é mediada por sua própria cultura, valores e contexto social.

A questão pede para comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico e verificar qual afirmação é correta com base no texto.

Passo a Passo para a Resolução:

  1. Leitura Atenta do Texto: Identificar a tese principal do autor: o acesso a informações globais via tecnologia não anula as diferenças culturais que moldam a realidade de cada grupo. O exemplo do indígena do Xingu que assiste TV, mas mantém sua crença em Tupã e vive uma realidade distinta, é crucial.
  2. Análise do Comando da Questão: O comando pede uma conclusão baseada na comparação das sociedades mencionadas, considerando o contexto histórico e a perspectiva do texto.
  3. Avaliação das Alternativas:
    • Alternativa A: Afirma que o uso de tecnologias leva a uma mesma realidade cultural. Isso contradiz diretamente a tese do texto, que afirma que as realidades são distintas apesar do acesso tecnológico.
    • Alternativa B: Sugere que o indígena não entende os eventos por não pertencerem à sua cultura. O texto não afirma incapacidade de entendimento, mas sim uma relação diferente com a realidade. Inferir falta de entendimento é especulativo e não está no texto.
    • Alternativa C: Diz que pessoas com culturas e valores diversos têm acesso às mesmas informações. Isso está de acordo com o exemplo do texto (indígena assistindo TV a eventos globais). O texto mostra que o acesso à informação é compartilhado, mas a interpretação e a vivência dessa informação são culturalmente situadas.
    • Alternativa D: Introduz um juízo de valor ("visão mais aprimorada") não presente no texto e baseado em uma suposta "riqueza de sua História", o que não é discutido pelo autor.
    • Alternativa E: Apresenta um julgamento etnocêntrico e preconceituoso ("povo atrasado"), que não encontra respaldo na análise cultural proposta pelo texto. O autor não hierarquiza as culturas.
  4. Conclusão: A alternativa C é a única que reflete com precisão a ideia central do texto: a coexistência do acesso global à informação com a manutenção de distintas realidades culturais.

Resposta Final

A alternativa correta é a C, pois ela sintetiza a observação do texto de que, na contemporaneidade, diferentes grupos culturais, com seus valores e relações específicas, podem acessar um mesmo conjunto de informações (provenientes da globalização e dos meios de comunicação), embora isso não signifique que compartilhem a mesma experiência ou interpretação da realidade.

Dicas

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Qual é a principal diferença que o texto estabelece entre o indígena do Xingu e os moradores do Harlem/Hong Kong, mesmo quando assistem às mesmas coisas?
O texto sugere que alguma cultura é superior ou mais 'correta' que a outra?
O fato de assistir a algo pela TV significa viver a mesma realidade das pessoas que produzem ou participam daquilo?

Erros Comuns

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Confundir acesso à informação com assimilação cultural (erro que leva à alternativa A).
Interpretar a diferença cultural como incapacidade de compreensão (erro que pode levar à alternativa B).
Realizar julgamentos de valor sobre as culturas apresentadas, considerando uma superior à outra (erro que leva às alternativas D e E).
Não compreender a tese central do texto, que é a coexistência de acesso à informação globalizada e manutenção de realidades culturais distintas.
Focar apenas no aspecto tecnológico (TV) sem considerar o argumento sobre a mediação cultural.
Revisão

Revisão de Conceitos Essenciais

  • Cultura: Conjunto de conhecimentos, crenças, artes, morais, leis, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. A cultura molda a forma como percebemos e interagimos com o mundo.
  • Globalização: Processo de integração econômica, social, cultural e política em escala mundial, intensificado pelas tecnologias de comunicação e transporte. Permite a rápida disseminação de informações e produtos culturais.
  • Diversidade Cultural: Reconhecimento da existência de múltiplas e diferentes culturas, cada uma com seus próprios valores, práticas e visões de mundo.
  • Identidade Cultural: Sentimento de pertencimento a um determinado grupo cultural, baseado em valores, tradições e experiências compartilhadas. A globalização pode desafiar ou reforçar identidades culturais.
  • Acesso à Informação vs. Realidade Cultural: O texto explora a ideia de que ter acesso à mesma informação (via mídia global) não implica viver a mesma realidade cultural. A interpretação e o significado atribuído à informação são filtrados pela cultura local.
Depoimentos
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Formando em Medicina
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