O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica. Diferentemente de ver o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. Apesar de ampliar a perspectiva econômica, o IDH não abrange, nem esgota, todos os aspectos de desenvolvimento.
Disponível em: <http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html>. Acesso em: 15 set. 17. (Adaptado.)
Nesse contexto, é correto afirmar que
o IDH favorece o Brasil, pois, pelo PIB per capita, ele se encontraria entre os 20 mais pobres do mundo; já, pelo IDH, é classificado como um país em desenvolvimento.
a relação existente entre a qualidade de vida de uma população e a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, à distribuição de renda e ao nível de escolaridade fica oculta no IDH por este relacionar fenômenos independentes.
a média do IDH brasileiro é influenciada positivamente pelo desempenho econômico-social das regiões Sul e Sudeste do País.
um país que deseje aumentar seu IDH deve investir diretamente no aumento da taxa de natalidade, no desenvolvimento do setor terciário da economia e na melhoria da educação superior.
o PIB per capita não é um componente financeiro do IDH, porque revela apenas a desigualdade na distribuição de renda.