Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba 2019

Resiliência na escola traz desafios (mas também muitas possibilidades)


Ana Carolina C D'Agostini

07 de Fevereiro de 2019


Segundo definição da Sociedade Norte-Americana de Psicologia, a resiliência é definida como a capacidade psicológica de se adaptar às circunstâncias estressantes e se recuperar de eventos adversos. Na Física, resiliência é compreendida como a propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original, após sofrer algum choque ou deformação. A palavra deriva do latim resilio, que significa saltar para trás, reduzir-se e afastar-se.

Os primeiros estudos sobre resiliência foram conduzidos há mais de 40 anos e enfatizaram a influência da genética nesse traço de personalidade, alegando que o indivíduo nasceria com ou sem essa característica. Embora o papel da genética deva ser considerado, pesquisas mais recentes indicam que a resiliência – em crianças e adultos – pode ser aprendida, e a escola é um espaço privilegiado para isso. Atualmente, defende-se que a resiliência resulta de uma conjunção de fatores genéticos, pessoais e ambientais. Norman Garmezy, norte-americano pioneiro na pesquisa sobre resiliência e desenvolvimento cerebral, defendeu que a resiliência em crianças que vivem em contexto de vulnerabilidade e adversidade ocorre de maneira mais próspera quando elas podem contar com um adulto com quem mantenham uma relação de proximidade e confiança. Além disso, em um estudo sobre o desenvolvimento da resiliência desde a infância até a adolescência conduzido por mais de dez anos em uma comunidade urbana, pesquisadores concluíram que os fatores que mais influenciam o quanto um indivíduo se torna resiliente são, principalmente, a existência de relacionamentos positivos, o desafio intelectual e o bom desempenho acadêmico. Esses resultados reforçam a importância de se concentrar nos processos que promovem e facilitam a resiliência e iluminam o papel dos educadores como potenciais adultos de referência nesse processo.

Viktor Frankl, autor do livro Em busca de sentido, narra a sua experiência como sobrevivente de um campo de concentração. Para ele, o principal elemento que permite a um ser humano buscar significado é eleger um propósito e criar metas concretas para si mesmo que vão além do sofrimento momentâneo. Ao construir uma ponte para o futuro, o indivíduo pode encontrar a direção para um cenário que lhe pareça possível e aliviar a sensação de que o presente é tão avassalador que não pode ser administrado. Ainda que ser criativo diante das adversidades possa ser muito desafiador, é importante construir o hábito de ser inventivo, fazer uso dos recursos disponíveis de formas inexploradas e visualizar possibilidades que muitas vezes não estão claras no início.

Há uma ideia geral de que é responsabilidade de cada um administrar as próprias emoções. Considerando que a escola é um espaço propício para o aprendizado, troca entre pares e desenvolvimento pessoal, seria interessante que diretores, coordenadores pedagógicos e outros gestores incentivassem os professores a desenvolver a resiliência como uma das habilidades socioemocionais. Isso pode ser feito priorizando essa habilidade como parte do treinamento de professores e explorando seu desenvolvimento em reuniões pedagógicas. Se os professores precisam se adaptar às mudanças trazidas pelo advento da tecnologia e se manter emocionalmente equilibrados para lidar com os desafios da profissão, a base desse processo deve se fundamentar nos aspectos emocionais e de bem-estar dentro do ambiente profissional.


Disponível em: <https//novaescola.org.br/conteudo/15537/resiliencia-na-escola-traz-desafios-mas-tambem-muitas-possibilidades>.Acesso em: 25 fev. 2019.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. A respeito do IDEB, assinale a alternativa INCORRETA.

a

O cálculo do IDEB obedece a uma fórmula que leva em consideração as notas das provas de língua portuguesa, matemática e ciências.

b

O IDEB agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

c

O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do INEP.

d

O IDEB é um importante condutor de políticas públicas em prol da qualidade da educação, servindo como ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica.

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Resposta
A

Resolução

Para responder a esta questão, é necessário compreender o que é o IDEB e como ele é calculado. O IDEB é um indicador que combina informações sobre rendimento escolar (aprovação) e desempenho em avaliações para oferecer uma medida da qualidade da educação. A alternativa A está incorreta porque as avaliações consideradas no cálculo do IDEB são de língua portuguesa e matemática, não incluindo ciências, conforme sugerido na opção.

Dicas

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Reflita sobre quais disciplinas são avaliadas pelo SAEB e consideradas no cálculo do IDEB.

Considere a relação entre o IDEB e as políticas públicas para a educação básica.

Pense sobre o que representa o fluxo escolar e como ele se relaciona com a qualidade da educação mensurada pelo IDEB.

Erros Comuns

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Confundir as disciplinas avaliadas pelo SAEB e incluídas no cálculo do IDEB.

Ignorar a importância da aprovação escolar no cálculo do IDEB.

Não compreender a relação do IDEB com as metas educacionais e políticas públicas.

Revisão

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador criado pelo INEP que avalia a qualidade da educação básica no Brasil. Ele combina dois fatores: o fluxo escolar, medido pelas taxas de aprovação escolar, e o desempenho acadêmico, medido pelas médias de desempenho nas avaliações do INEP, que são as provas de língua portuguesa e matemática do SAEB.

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