O impeachment de Collor teve como início um escândalo de corrupção que estava diretamente ligado ao nome do presidente. Mas o pano de fundo dessa história teve como ingredientes indispensáveis a fraca sustentação política do governo, com poucos partidos de peso apoiando o presidente, além da profunda crise econômica do país, que havia apenas piorado com as medidas controversas adotadas pelo próprio governo Collor. Tudo isso causou grande insatisfação popular, além de gerar uma forte oposição ao presidente no Congresso. Esses são típicos elementos que podem levar ao impeachment de uma figura pública.
Disponível em: http://www.politize.com.br/impeachmentcollor-porque-sofreu. Acesso em: 5 de agosto de 2017.
Com base no texto, uma medida adotada pelo presidente Collor foi
a defesa do setor cafeeiro sem recorrer a empréstimos externos, pois se procurava enfrentar a superprodução que vinha do início do século XIX.
a estatização de empresas, destacando-se a Companhia Vale do Rio Doce e a Telebras, livrando-as da inoperância econômica devido ao empreguismo e fisiologismo político.
o estabelecimento de medidas econômicas radicais, como o confisco das poupanças, para tentar combater um dos principais problemas da economia do país: a inflação.
o implemento de uma “Nova República”, um programa de controle da inflação, o “Plano Cruzado”, cuja principal medida era o congelamento de preços dos produtos.
a continuidade do programa econômico que controlou a inflação nos governos militares, principalmente com o “Milagre Econômico”.