O impacto das mudanças provocadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, encorajadas pelo Iluminismo, impulsionou o surgimento do modo sociológico de investigar e interpretar a realidade social. Em meados do século XIX, a sociologia emerge como campo delimitado do saber científico, sob a doutrina positivista, elaborada pelo pensador francês Augusto Comte (1798-1857).
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os princípios básicos do pensamento comtiano.
Valorizar a diferenciação, via especialização, como fundamento básico para a formação do consenso, necessário para a coesão orgânica.
Explicar a vida social a partir do modo como os homens produzem socialmente sua existência por meio do
trabalho e de seu papel enquanto agentes transformadores da sociedade.
Atribuir prioridade do todo sobre as partes; o progresso dos conhecimentos é característico da sociedade humana; o homem é o mesmo por toda parte e em todos os tempos.
Verificar a capacidade que teria o materialismo histórico de encontrar explicações adequadas à história social, especialmente sobre as relações entre a estrutura e a superestrutura.
Substituir em toda parte o relativo pelo absoluto e explicar o fato social por intermédio de outro fato social, sem uso de analogias biológicas.