O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, subiu uma posição e superou a média da América Latina e Caribe. Com isso, o país ocupa o 79º lugar no ranking mundial com 187 países. O índice nos coloca na faixa das nações com “elevado desenvolvimento humano”.
Em relação aos índices apresentados no último relatório das Nações Unidas sobre o Brasil, é INCORRETO afirmar que:
Ao defender medidas para conseguir evoluir e garantir o desenvolvimento humano, o relatório destaca o programa federal Bolsa Família como um bom exemplo de política pública de curto prazo.
O Brasil venceu a desigualdade, reduzida nos últimos anos por causa da criação de empregos, e está muito próximo de alcançar níveis adequados em relação à educação, saneamento básico e redução do índice de pobreza.
Com relação ao Brasil, as evoluções nas três dimensões do índice (vida longa e saudável, educação e padrão de vida decente) mostraram crescimento na harmonização do desenvolvimento humano ao longo dos últimos anos.
O país apresentou melhora consistente em relação a mudanças estruturais. Contribuíram para esse avanço o crescimento da renda, o resultado de ações políticas, a restauração da democracia, a criação do SUS e a luta pela expansão da educação, com a universalização.