O hormônio esteroide lipossolúvel, também conhecido por vitamina D, é uma substância essencial ao funcionamento de diversas funções no organismo humano, afinal ela controla 270 genes, incluindo os do sistema cardiovascular. Com o aumento dos casos de Coronavírus no Brasil e no mundo, a vitamina D tem sido um assunto muito discutido entre as pessoas. Alguns alimentos são ricas fontes desse hormônio, mas é o sol o responsável por 80 a 90% que o corpo recebe da referida vitamina.
Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17540-vitamina-d
Acerca desta temática, é possível afirmar corretamente que
na pele humana existe uma substância derivada do colesterol que, na presença de raios ultravioleta B, converte-se em vitamina D através de uma reação fotossintética, passando a ser absorvida pela pele.
na impossibilidade de tomar banho de sol diariamente, recomenda-se aumentar o consumo de peixes gordos, como o badejo e o cação, ricos em ômega 3.
o calciferol age na secreção hormonal e em diversas doenças crônicas não transmissíveis, como a síndrome metabólica, cujo componente principal é o diabetes tipo 1.
além de ingerir alimentos ricos em gordura saturada como ovos, sardinha em latas e atum, excelentes fontes de vitamina D, é bom consumir folhas verdes também, pois são alimentos com abundância na supracitada vitamina.
a porção do hormônio lipossolúvel, D3, pode ser coadjuvante no fortalecimento do sistema imunológico, pois produz substâncias anti-inflamatórias.