O horário de verão brasileiro, para o período 2011-2012, terá 133 dias de duração.
Os estados que adotam esse horário têm seus relógios adiantados em 60 minutos, em relação à hora legal.
Para se manter alinhado ao horário de Brasília, o Estado da Bahia, após ter ficado fora do horário de verão por 8 anos, resolveu voltar a utilizá-lo, nesse verão 2011-2012.
resolveu voltar a utilizá-lo, nesse verão 2011-2012.
O horário de verão não deverá ocorrer somente no Brasil, mas, também, em várias partes do mundo, na Europa e no Oriente Médio.
Considerando-se essas informações e os conhecimentos a respeito de fusos horários e do Horário Brasileiro de Verão, é correto afirmar:
O Estado do Pará, por não aderir ao horário de verão, fica com uma hora de atraso em relação a Brasília.
A padronização do horário de verão no território brasileiro acabaria com os problemas práticos de comunicação e de transportes entre as unidades da Federação.
A adoção do horário de verão pela Bahia interfere negativamente em suas relações internacionais, sobretudo com os países do Oriente, visto que aumenta em uma hora a diferença horária anteriormente existente.
O Acre e o extremo oeste do Amazonas, com a adoção do horário de verão, passaram a apresentar a mesma hora do fuso horário oficial do país.
Os demais países do Mercosul acompanharam o Brasil na adesão ao horário de verão, visto que todos eles se encontram no mesmo fuso horário de Brasília, isto, é a 45ºw de Greenwich.