O homem tem buscado a melhoria da qualidade de vida, não somente no âmbito alimentar mas também no que tange à produção de novos materiais. A questão da saúde tem sido preocupação constante da Ciência. Muitos dos fármacos hoje comercializados tiveram sua origem na natureza, como é o caso da Aspirina. Tudo iniciou com Hipócrates, em 400 a.C., que receitava o uso da casca do salgueiro para o tratamento de dores. Em 1826, graças aos avanços tecnológicos, Brugnatelli e Fontana elucidaram que o princípio ativo da casca do salgueiro era a salicina, embora apenas em 1859 Kolbe consiga obter em laboratório um derivado da salicina: o ácido salicílico. O medicamento foi muito utilizado no combate à febre, no entanto sua acidez prejudicava o estômago ocasionando úlceras. Assim, em 1893, Hoffmann, preocupado com a artritre de seu pai, sintetizou o ácido acetilsalicílico, princípio ativo da Aspirina, que apresentava menor irritabilidade para a mucosa estomacal. Grande parte do conforto do mundo moderno é consequência do esforço científico em busca de novas descobertas.
Fonte: CISCATO, Carlos A. M.; PEREIRA, Luís F. Planeta Química. Vol. único. São Paulo: Ática, 2008. p.671-673. (adaptado)
Observe a reação de síntese da Aspirina:
Analise as afirmativas:
I - A molécula da aspirina possui cadeia cíclica heterogênea e saturada.
II - A molécula do ácido salicílico apresenta função álcool e função ácido carboxílico, enquanto a do ácido acetilsalicílico apresenta funções éster e ácido carboxílico.
III - A reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético pode ser considerada uma reação ácidobase de Lewis.
IV - A molécula do ácido acetil salicílico possui 8 átomos de carbono hibridizados sp2 e 1 hibridizado sp3.
Estão corretas
apenas I e II.
apenas II e III.
apenas I e IV.
apenas II e IV.
apenas III e IV.