UEA SIS 2ª Etapa 2014

  O homem é a medida de todas as coisas, das que existem e de sua natureza; das que não existem e da explicação de sua não existência.

(Protágoras apud Jean Voilquin (org.).

 

Os pensadores gregos antes de Sócrates, 1964.) O fragmento de Protágoras, um dos primeiros sofistas da Grécia antiga, apresenta um princípio essencial da filosofia grega, o

a

ceticismo. 

b

hedonismo. 

c

cientificismo. 

d

antropocentrismo.

e

elitismo.

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Resposta
D

Resolução

O enunciado destaca a famosa frase de Protágoras “O homem é a medida de todas as coisas...” e questiona qual princípio essencial da filosofia grega esse fragmento representa. De acordo com o pensamento de Protágoras, todas as coisas são tomadas em relação ao homem, isto é, os critérios de verdade, valor, existência, etc., são determinados pelo ser humano. Esse posicionamento é característico do antropocentrismo, pois coloca o homem no centro de qualquer processo de julgamento, conhecimento ou valoração, em detrimento de uma perspectiva objetivista ou divina. Portanto, a resposta correta é a alternativa D (antropocentrismo).

Dicas

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Lembre-se de que Protágoras foi um sofista que enfatizava o ponto de vista humano.
Comparar o significado de ‘homem como medida’ com as definições de cada alternativa.
Verifique se o enunciado sugere o homem como parâmetro de verdade e existência.

Erros Comuns

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Confundir a ideia de ‘homem como medida’ com ceticismo, pensando que Protágoras questionava a existência da verdade em si, ao invés de enfatizar o homem como parâmetro.
Achar que enfatizar o homem significa necessariamente prazer (hedonismo), quando na verdade Protágoras coloca os padrões de julgamento sob o domínio humano, não o prazer pessoal.
Interpretar a citação como cientificismo, relacionando algo moderno (ciência) com uma visão antropocêntrica antiga.
Revisão
O antropocentrismo é a visão que coloca o ser humano como centro de todas as coisas, julgando o mundo e a realidade a partir dos critérios referentes ao homem. Essa ideia surge com mais força na Grécia Antiga e é reiterada pelos sofistas, especialmente por Protágoras, ao afirmar que o homem é o critério de validação de qualquer coisa existente ou inexistente. Já o ceticismo questiona a capacidade de chegarmos a alguma verdade; o hedonismo sugere a busca do prazer como princípio da vida; o cientificismo enfatiza explicações científicas como fundamentos principais do conhecimento; e elitismo atribui poder ou valor apenas a um grupo seleto de indivíduos.
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