ENEM 2017

O homem disse, Está a chover, e depois, Quem é você, Não sou daqui, Anda à procura de comida, Sim, há quatro dias que não comemos, E como sabe que são quatro dias, É um cálculo, Está sozinha, Estou com o meu marido e uns companheiros, Quantos são, Ao todo, sete, Se estão a pensar em ficar conosco, tirem daí o sentido, já somos muitos, Só estamos de passagem, Donde vêm, Estivemos internados desde que a cegueira começou, Ah, sim, a quarentena, não serviu de nada, Por que diz isso, Deixaram-nos sair, Houve um incêndio e nesse momento percebemos que os soldados que nos vigiavam tinham desaparecido, E saíram, Sim, Os vossos soldados devem ter sido dos últimos a cegar, toda a gente está cega, Toda a gente, a cidade toda, o país,

SARAMAGO, J. Ensaio sobra a cegueira. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

A cena retrata as experiências das personagens em um país atingido por uma epidemia. No diálogo, a violação de determinadas regras de pontuação

a
revela uma incompatibilidade entre o sistema de pontuação convencional e a produção do gênero romance.
b
provoca uma leitura equivocada das frases interrogativas e prejudica a verossimilhança.
c
singulariza o estilo do autor e auxilia na representação do ambiente caótico.
d
representa uma exceção às regras do sistema de pontuação canônica.
e
colabora para a construção da identidade do narrador pouco escolarizado.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Tempo médio
1 min

Resolução

Passo a passo para a solução:

  1. Leitura Atenta do Texto: Leia o trecho de "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago, prestando atenção especial à forma como o diálogo é apresentado. Note a ausência de travessões ou aspas para marcar as falas, o uso de vírgulas em vez de pontos finais ou de interrogação em muitos casos, e o uso de maiúsculas após as vírgulas que separam as falas.
  2. Identificação da Peculiaridade Estilística: Perceba que a pontuação utilizada foge às regras gramaticais normativas da língua portuguesa. Essa é uma característica marcante do estilo de José Saramago.
  3. Análise do Enunciado: O enunciado pede para analisar o efeito da "violação de determinadas regras de pontuação" no diálogo, considerando o contexto da obra (epidemia, caos).
  4. Avaliação das Alternativas: Analise cada opção em relação ao texto e ao estilo do autor:
    • A: Afirma uma incompatibilidade geral entre a pontuação convencional e o gênero romance. Isso é incorreto; a maioria dos romances usa pontuação padrão. O estilo de Saramago é uma escolha particular dele, não uma característica inerente ao gênero.
    • B: Diz que a pontuação provoca leitura equivocada e prejudica a verossimilhança. Embora a leitura possa exigir mais atenção, o estilo não necessariamente leva a equívocos sobre quem está falando ou o sentido das frases (o contexto ajuda). Além disso, em vez de prejudicar a verossimilhança, o estilo contribui para criar a atmosfera de confusão e angústia da obra, aumentando a imersão no mundo caótico descrito.
    • C: Sugere que o estilo singulariza o autor e ajuda a representar o ambiente caótico. Esta opção alinha-se perfeitamente com a análise. A pontuação não convencional é uma marca registrada de Saramago (singulariza o estilo) e o fluxo contínuo do texto, com poucas pausas e distinções, espelha a desordem, a urgência e a perda de referências vividas pelas personagens na epidemia (representa o ambiente caótico).
    • D: Afirma que representa uma exceção às regras. Embora seja verdade que o estilo foge à norma, esta opção apenas constata o fato, sem explicar a sua função ou efeito no texto, que é o que o enunciado pede. É uma descrição incompleta.
    • E: Atribui o estilo à identidade de um narrador pouco escolarizado. O narrador em "Ensaio sobre a cegueira" é um narrador em terceira pessoa, onisciente, e seu estilo não reflete baixa escolaridade, mas sim uma escolha estética deliberada e sofisticada do autor José Saramago.
  5. Conclusão: A alternativa C é a que melhor descreve a função da pontuação não convencional no trecho: é uma marca do estilo único de Saramago que contribui significativamente para a construção do sentido e da atmosfera da obra, refletindo o caos social causado pela epidemia.

Dicas

expand_more
Pense na sensação que a leitura desse trecho provoca. O fluxo do texto é rápido ou lento? Claro ou confuso?
Como a forma da escrita (a pontuação) se relaciona com o tema da história (uma epidemia que causa cegueira e caos)?
José Saramago é conhecido por um estilo de escrita muito particular. Como essa pontuação se encaixa nisso?

Erros Comuns

expand_more
Considerar a pontuação de Saramago apenas como um erro gramatical, sem perceber sua função estilística.
Achar que a falta de pontuação padrão prejudica a compreensão a ponto de tornar o texto inverossímil (alternativa B).
Não reconhecer a pontuação como uma marca do estilo do autor.
Aceitar a alternativa D por ser factualmente verdadeira (é uma exceção), mas sem perceber que ela não responde completamente à pergunta sobre a função dessa exceção.
Confundir o estilo do autor com características do narrador ou das personagens (alternativa E).
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Pontuação: Conjunto de sinais gráficos que auxiliam na organização do texto escrito, indicando pausas, entonação, separação de ideias e estrutura sintática (vírgula, ponto final, ponto de interrogação, travessão, aspas, etc.). As regras normativas visam clareza e coesão.
  • Estilo do Autor (Estilística): Conjunto de traços linguísticos e recursos expressivos (escolha de palavras, construção de frases, uso de figuras de linguagem, pontuação, etc.) que caracterizam a escrita de um autor ou de uma obra específica. O estilo não é apenas um desvio da norma, mas uma forma de construir significado e expressar uma visão de mundo.
  • Verossimilhança: Qualidade daquilo que parece verdadeiro, que tem aparência de realidade dentro do universo ficcional criado. Em literatura, não significa necessariamente imitar a realidade externa, mas criar uma lógica interna coerente para a obra.
  • Função da Linguagem na Literatura: A linguagem literária explora as potencialidades da língua, indo além da função meramente comunicativa. Recursos como a pontuação podem ser usados de forma expressiva para criar atmosferas, ritmos e sugerir estados psicológicos ou sociais.
41%
Taxa de acerto
0.9
Média de pontos TRI
Habilidade

Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar