O historiador Cláudio Vicentino, na obra Outras abordagens no ensino de história, afirmou que: “Ao trabalhar com a história da historiografia convém que o professor tenha em mente que história, historiografia e memória são conceitos que se relacionam constante e dinamicamente, mas são maneiras distintas de representação do real. Desta forma, temos a construção do que convencionamos em chamar de história (o conjunto dos fatos em ordem compreensível), historiografia (o estudo da ‘história da história’) e memória (o que se pode pensar individualmente ou coletivamente sobre um acontecimento).”
Assinale a alternativa correta sobre o que é a memória neste contexto.
A memória é todo o processo de construção da história, sendo parte integrante do processo de compreensão e de análise do fato histórico.
Compreendida como fonte histórica, a memória pode e deve servir como elemento de análise para a compreensão do fato, sendo um dos suportes para a interpretação do passado.
O estudo do fato histórico deve ser constituído por meio da memória individual e da memória coletiva, já que as duas formas de lembrança dos fatos já ocorridos são cruciais para a construção da história como saber.
Não se deve levar em consideração a memória como fonte histórica, pois a memória pode ser distorcida e ocultar ou transformar os fatos acontecidos em verdades que nunca ocorreram, uma vez que cada grupo social tende a lembrar de uma parcela do passado que mais lhe interessa.
A memória só pode ser utilizada enquanto fonte histórica quando for compartilhada por mais de uma pessoa, visto que somente desta forma é possível averiguar sua credibilidade como fonte de reconhecimento da história do homem.