O hidróxido de estrôncio é encontrado em cristais incolores. Essa base, assim como a maioria das bases, é extremamente irritante. No entanto, mesmo com essas preocupações, o hidróxido de estrôncio é uma base útil para diversos produtos diferentes. Na indústria, possui diversas aplicações, tal como um estabilizador plástico e um secador de tintas. Como um metal pesado, ele atua como catalisador para ligar plásticos e faz com que a tinta forme um filme quando aplicado para ajudar a secá-la mais rápido. Uma solução da referida base possui, em sua equação global, constante de dissociação de Kd = 288 x 10 – 5 Mol/L, na temperatura ambiente (25ºC), com grau de dissociação de 60%.
Dado: Log 2 = 0,3
Disponível em: <http://www.ehow.com.br>.
Analisando o texto, assinale a alternativa CORRETA.
Trata-se de uma base forte, com alto ponto de fusão e ebulição, face a ligação eletrovalente existente na estrutura.
O pOH da referida solução possui valor 8.
Possui aplicações industriais, devido à sua reatividade com o ar, possuindo tal base e estrutura totalmente formada por ligações covalentes.
A base mencionada, quando comparada com a base hidróxido de sódio, possui propriedades químicas semelhantes, pois os metais presentes nessas bases, encontram-se no mesmo período da tabela periódica.
Um problema no uso da referida base do texto é atuar como catalisador, pois ela será consumida na reação química.