O helenismo favoreceu o convívio das diferentes culturas e o processo de sincretismo religioso, mas, ao mesmo tempo, foi uma forma de dominação da cultura grega sobre as civilizações atingidas. Essa dominação, no entanto, não ocorreu sem resistência por parte de algumas civilizações.
Assinale a alternativa em que corretamente se indica a civilização e a correspondente causa de resistência a tal forma de dominação:
Civilização egípcia, já que o sincretismo fortaleceu os exércitos do rico imperador Amenóphis IV contra a invasão macedônica de Alexandre Magno.
Civilização judaica, devido ao estrito monoteísmo que cultuava e ao sentimento de superioridade decorrente de se considerar o povo escolhido por Deus.
Civilização persa, por considerar seu rei a encarnação do deus Ahura Mazda e pela obediência a este como a única garantia contra a destruição apocalíptica, tentada perpetuamente pela divindade maligna Arimã.
Civilização romana, por não aceitar um governante considerado divino, a exemplo de Alexandre Magno. Assim, as legiões romanas passaram a lutar mais eficientemente do que as falanges macedônicas.