O gráfico a seguir trata de um dos aspectos da violência no Grande Recife, em matéria veiculada no Jornal do Commercio do dia 30 de abril de 2017.
Com base nesse gráfico, analise as sentenças a seguir:
I. Só houve queda no número de homicídios no período de 2008 a 2013.
II. A média do número de homicídios no período de 2013 a 2016 é superior a 3.700 casos.
III. Apesar do crescimento acentuado dos homicídios a partir do ano de 2013, o ano de 2016, em comparação com o ano de 2004, apresentou um aumento aproximado de 7% em relação ao número de casos.
É CORRETO o que se afirma, apenas, em
I
II
III
I e II
II e III
Para resolver essa questão, o aluno deve analisar o gráfico fornecido atentamente, observando as tendências de aumento ou diminuição no número de homicídios ao longo dos anos. A assertiva I é incorreta, pois o gráfico mostra que houve redução e também aumento no número de homicídios em diferentes períodos entre 2008 e 2013. A assertiva II é correta, pois ao calcular a média de homicídios entre 2013 e 2016, obtém-se um valor superior a 3.700. A assertiva III também é correta, pois o aumento percentual de homicídios entre 2004 e 2016 é aproximado de 7%, como indicado no gráfico.
Analise o gráfico para verificar a tendência do número de homicídios ao longo dos anos.
Calcule a média do número de homicídios entre os anos de 2013 a 2016.
Compare o número de homicídios de 2004 com o de 2016 para encontrar a variação percentual aproximada.
Um erro comum é ignorar as tendências mostradas no gráfico e focar em um único ponto de dados.
Calcular incorretamente a média do número de homicídios pode levar a escolher a opção errada.
Interpretar de forma errada o aumento percentual entre dois anos distintos pode resultar na seleção da alternativa incorreta.
Para interpretar gráficos, é necessário entender a relação entre os dados apresentados e o que eles representam. Neste caso, estamos analisando a quantidade de homicídios por ano em uma determinada região. É importante saber calcular médias e entender o conceito de percentuais para comparar as informações entre diferentes anos.