Prefeitura de Santo André 2022

O gráfico a seguir apresenta o nível de instrução das pessoas com 25 anos de idade ou mais no Brasil em 2018.

-

-

Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2018.

-

Levando em conta apenas os dados expressos no gráfico, analise cada uma das afirmações seguintes para a faixa etária considerada:

-

I. O número de pessoas que têm o ensino médio completo é igual a 1/3 do total.

II. O número de pessoas que têm o ensino superior completo é inferior a 1/5 do total.

III. Mais de 50% das pessoas não têm o ensino médio completo.

IV. A diferença entre os percentuais que têm ensino fundamental incompleto e sem instrução é inferior a 15%.

-

As duas únicas afirmações corretas são

a

I e II.

b

I e III.

c

I e IV.

d

II e III.

e

III e IV.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D

Resolução

Do gráfico, temos os seguintes valores (aproximados quando não indicados):

  • Sem instrução \(\approx 5\%\)
  • Fundamental incompleto \(33,1\%\)
  • Fundamental completo \(\approx 9\%\)
  • Médio incompleto \(\approx 4\%\)
  • Médio completo \(27,0\%\)
  • Superior incompleto \(4,0\%\)
  • Superior completo \(16,5\%\)

A soma total é 100 %. Vamos avaliar cada afirmação.

  1. “O número de pessoas que têm o ensino médio completo é igual a 1/3 do total.”
    \(\frac13\,=33{,}3\%\), mas o gráfico mostra \(27,0\%\). Logo, falsa.
  2. “O número de pessoas que têm o ensino superior completo é inferior a 1/5 do total.”
    \(\frac15\,=20\%\). Como \(16,5\%<20\%\), a afirmação é verdadeira.
  3. “Mais de 50 % das pessoas não têm o ensino médio completo.”
    Quem não concluiu o médio soma:
    \[5\%+33{,}1\%+9\%+4\%\approx51{,}1\%>50\%\]
    Portanto, verdadeira.
  4. “A diferença entre os percentuais que têm ensino fundamental incompleto e sem instrução é inferior a 15 %.”
    Diferença: \(33{,}1\%-5\%\approx28\%>15\%\). Logo, falsa.

As únicas afirmações corretas são II e III.

Resposta: alternativa D.

Dicas

expand_more
Anote todos os valores que o gráfico fornece ou permite estimar.
Compare 27 % com 33 % e 16,5 % com 20 %.
Para saber quem não concluiu o ensino médio, some todas as categorias abaixo de “Médio completo”.

Erros Comuns

expand_more
Converter 1/3 para 30 % ao invés de 33,3 %.
Somar apenas as categorias até Fundamental completo e esquecer Médio incompleto ao verificar a afirmação III.
Estimar visualmente o valor de “Sem instrução” como 10 % e, com isso, errar a diferença da afirmação IV.
Revisão
  • Leitura de gráficos de barras: identificar valores aproximados quando não estão explicitamente rotulados.
  • Porcentagem: reconhecer frações comuns (\(\tfrac13=33{,}3\%\), \(\tfrac15=20\%\)) e comparar valores.
  • Soma e diferença de percentuais: para obter a parcela de um conjunto ou a diferença entre categorias.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Débora Adelina
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar