O gráfico à direita mostra, de forma simplificada, como a energia potencial do sistema varia à medida em que dois átomos de hidrogênio no estado fundamental se aproximam para formar uma molécula de gás hidrogênio. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
A distância ideal para que haja o compartilhamento efetivo dos elétrons de dois átomos de hidrogênio e, consequentemente, a formação da ligação covalente H–H deve ser superior a 0,74 Å.
O aumento da distância internuclear de dois átomos de hidrogênio favorece a superposição entre os orbitais 1s e, consequentemente, a formação da ligação covalente H–H.
O aumento abrupto da energia potencial observado para valores inferiores a 0,74 Å é consequência da atração eletrostática entre os núcleos de dois átomos de hidrogênio, uma vez que a distância entre eles torna-se muito grande.
A ligação covalente que se estabelece entre os dois átomos de hidrogênio para formar a molécula de gás hidrogênio é do tipo sigma p-p.
A energia potencial no ponto mínimo do gráfico corresponde à variação de energia necessária para a formação da ligação covalente H–H.