ENEM 2016 segunda aplicação

O governo de uma cidade está preocupado com a possível epidemia de uma doença infectocontagiosa causada por bactéria. Para decidir que medidas tomar, deve calcular a velocidade de reprodução da bactéria. Em experiências laboratoriais de uma cultura bacteriana, inicialmente com 40 mil unidades, obteve-se a fórmula para a população:

p(t) = 40 • 23t

em que t é o tempo, em hora, e p(t) é a população, em milhares de bactérias.

Em relação à quantidade inicial de bactérias, após 20 min, a população será

a
reduzida a um terço.
b
reduzida à metade.
c
reduzida a dois terços.
d
duplicada.
e
triplicada.
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Resposta
D
Tempo médio
2 min

Resolução

O problema nos fornece uma função que descreve o crescimento de uma população de bactérias ao longo do tempo: \(p(t) = 40 \cdot 2^{3t}\), onde \(t\) é o tempo em horas e \(p(t)\) é a população em milhares de bactérias.

Passo 1: Identificar a população inicial.

A população inicial ocorre no tempo \(t=0\). Substituindo \(t=0\) na fórmula:

\[ p(0) = 40 \cdot 2^{3 \cdot 0} = 40 \cdot 2^0 = 40 \cdot 1 = 40 \]

Portanto, a população inicial é de 40 mil bactérias. Isso também é informado no enunciado ("inicialmente com 40 mil unidades").

Passo 2: Converter o tempo dado para a unidade correta.

A questão pede para analisar a população após 20 minutos. No entanto, a fórmula \(p(t)\) utiliza o tempo \(t\) em horas. Precisamos converter 20 minutos para horas:

\[ 20 \text{ min} = \frac{20}{60} \text{ horas} = \frac{1}{3} \text{ hora} \]

Então, usaremos \(t = 1/3\) na fórmula.

Passo 3: Calcular a população após 20 minutos (t = 1/3 hora).

Substituímos \(t = 1/3\) na fórmula \(p(t)\):

\[ p(1/3) = 40 \cdot 2^{3 \cdot (1/3)} \]

\[ p(1/3) = 40 \cdot 2^1 \]

\[ p(1/3) = 40 \cdot 2 \]

\[ p(1/3) = 80 \]

Após 20 minutos, a população será de 80 mil bactérias.

Passo 4: Comparar a população após 20 minutos com a população inicial.

A população inicial era \(p(0) = 40\) mil bactérias.

A população após 20 minutos é \(p(1/3) = 80\) mil bactérias.

Para encontrar a relação entre elas, podemos calcular a razão:

\[ \frac{p(1/3)}{p(0)} = \frac{80}{40} = 2 \]

Isso significa que a população após 20 minutos é 2 vezes a população inicial.

Conclusão:

Em relação à quantidade inicial de bactérias, após 20 minutos, a população será duplicada.

Dicas

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A fórmula \(p(t)\) usa o tempo \(t\) em horas. Qual é o valor de \(t\) correspondente a 20 minutos?
Calcule o valor da população inicial (em \(t=0\)) e o valor da população no tempo \(t\) correspondente a 20 minutos.
Compare o valor da população após 20 minutos com o valor inicial. Quantas vezes maior (ou menor) ele é?

Erros Comuns

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Erro na conversão de unidades: Usar t = 20 (minutos) diretamente na fórmula, que exige t em horas.
Erro de cálculo com potências: Calcular incorretamente \(2^{3 \cdot (1/3)}\), por exemplo, como \(2^0\) ou \(2^{3/3}\) resultando em algo diferente de \(2^1\).
Erro de interpretação da relação: Calcular 80 e 40 corretamente, mas não perceber que 80 é o dobro de 40, ou confundir duplicação com triplicação.
Confundir aumento com redução: As opções A, B, C falam em redução, mas a função exponencial com base maior que 1 (\(b=2\)) indica crescimento.
Revisão

A questão envolve o conceito de Função Exponencial, que é usada para modelar processos de crescimento ou decaimento que ocorrem a uma taxa proporcional à quantidade atual. A forma geral é \(f(x) = a \cdot b^{cx}\), onde:

  • \(a\) é o valor inicial (quando \(x=0\)).
  • \(b\) é a base, que indica o fator de crescimento (se \(b>1\)) ou decaimento (se \(0
  • \(c\) é uma constante que ajusta a taxa de crescimento/decaimento em relação à variável \(x\).

No problema, \(p(t) = 40 \cdot 2^{3t}\):

  • \(a=40\) (milhares) é a população inicial.
  • \(b=2\) indica que a população dobra a cada certo intervalo de tempo.
  • \(c=3\) influencia a rapidez com que a duplicação ocorre.

É crucial prestar atenção às unidades das variáveis. Aqui, \(t\) é dado em horas, então qualquer valor de tempo em outra unidade (como minutos) deve ser convertido para horas antes de ser substituído na fórmula.

Habilidade

Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.

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