O gene que determina o sistema sanguíneo AB0 em seres humanos está localizado no braço longo do cromossomo 9 (9q34.1-q34.2). O alelo “IA” determina a produção do antígeno A, o alelo “IB” determina a produção do antígeno B e o alelo “i” determina a ausência destes tipos de antígenos na superfície das hemácias. Quando os alelos “IA” e “IB” estão presentes, há produção dos dois antígenos. Porém, a expressão desse sistema depende da produção do antígeno H, determinado por um gene localizado no braço longo do cromossomo 19 (19q13.3). A ausência do antígeno H é determinada pelo alelo recessivo “h”.
Utilizando os dados do texto, como poderia ser descrita esta característica genética?
Polialelia entre os genes “H” e “I”, com uma dominância completa entre os alelos “H” e h”, e uma codominância entre os alelos “IA”, “IB” e “i”.
Interação gênica do tipo epistasia, onde o gene “H” apresenta uma dominância completa e o gene “I” é um caso de polialelia com codominância entre os alelos “IA” e “IB”.
Linkage entre os cromossomos 9 e 19, com um caso de polialelia entre os alelos “IA”, “IB” e “i”, e uma dominância intermediária entre os alelos “H” e “h”.
Poligenia com efeito quantitativo entre os alelos “IA”, “IB”, “i”, “H” e “h”, mantendo a codominância entre os alelos do gene “I” e a dominância completa entre os alelos do gene “H”.
Dominância intermediária entre os genes “I” e “H”, com epistasia dominante entre os alelos do sistema AB0 e epistasia recessiva dos alelos “H” e “h”.