O freio ABS (do inglês “Anti-lock Braking System”) é um sistema de frenagem antitravamento das rodas de um veículo quando o pedal de freio é acionado fortemente, evitando que ele entre em derrapagem. Os gráficos a seguir apresentam, respectivamente, a curva de frenagem de um veículo com e sem o sistema ABS.
Fonte:
http://www.monografias.poli.ufrj.br/monografias
/monopoli10011351.pdf.
Em geral, a distância de parada completa é reduzida, pois, não havendo derrapagem das rodas, o coeficiente de atrito, entre o pneu e o asfalto, é estático, cujo seu valor máximo, é maior do que o coeficiente de atrito cinético. Contudo, um fator importante é o tempo de reação do motorista, ou seja, o tempo decorrente entre avistar um obstáculo e o acionar do pedal de freio. O tempo de reação varia de pessoa para pessoa.
Considere um veículo que trafega por uma rodovia, cujo asfalto se encontra molhado, após uma chuva, a uma velocidade de 108 km/h.
Se o condutor precisar realizar uma frenagem de emergência, em tais condições, considerando que o tempo de reação do motorista seja de 1s e desprezando a resistência do ar, as distâncias percorridas pelo veículo, até parar completamente, sem o sistema ABS e com sistema ABS será, respectivamente de
(Dados: μestático= 0,7; μcinético = 0,5; g = 10 m/s)
90,0 m e 64,3 m.
120,0 m e 94,3 m.
94,3 m e 64,3 m.
120,0 m e 98,2 m.
90,0 m e 98,2 m.