O fósforo, um elemento químico essencial para a nutrição dos organismos vivos, é encontrado na natureza em minerais, na forma de substâncias químicas pouco solúveis em água, a exemplo da hidroxiapatita, representada, de forma simplificada, como Ca5(OH)(PO4)3(s). Os compostos químicos constituídos por íons como o hidrogeno-fosfato, HPO2–4 , e o dihidrogenofosfato, H2PO–4 , entretanto são solúveis em água e podem ser absorvidos e incorporados aos ácidos nucleicos que formam o material genético dos organismos.
Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre estruturas e propriedades dos compostos inorgânicos, é correto afirmar:
O átomo de hidrogênio, que forma o íon hidrogeno-fosfato, está ligado diretamente ao átomo de fósforo por covalência.
O fósforo é um ametal do grupo do nitrogênio que, nos íons fosfato, forma ligações covalentes polares com átomos de oxigênio.
A configuração eletrônica do íon cálcio, Ca2+, constituinte da hidroxiapatita, é representada, de maneira simplificada, por [Ar]4s2.
A solubilidade do Ca3(PO4)2(s), em água, é maior do que a solubilidade do Ca(H2PO4)2(s), no mesmo líquido e na mesma temperatura.
O hidrogeno-fosfato de cálcio, CaHPO4(s), é o principal componente inorgânico do tecido ósseo que forma o esqueleto dos vertebrados.