UECE 2020/1

O florentino Nicolau Maquiavel é considerado pela maioria dos historiadores da política como o primeiro grande pensador moderno a romper com a visão aristotélica sobre o sentido da vida política. Se para o filósofo grego o exercício da vida na polis representava a consumação da natureza racional do homem e a manifestação maior da sua excelência e do bem, Maquiavel, nas palavras de Pierre Manent: “foi o primeiro dos mestres da suspeita... o primeiro a trazer a suspeita para o ponto estratégico da vida dos homens: seu convívio, sua vida política. Se empenhou, Maquiavel, em nos convencer do caráter central ou substancial do mal na coisa pública”.

MANENT, Pierre. História intelectual do liberalismo: dez lições. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990. P. 28-29/ adaptado.

 

A partir da leitura do trecho acima e levando em consideração o surgimento do pensamento político moderno, em Maquiavel, analise as seguintes proposições:

 

I. O pensamento político de Maquiavel foi inovador em relação ao pensamento clássico, por considerar que não há um “bem” absoluto em contraposição a um “mal” a ser combatido. Em certas situações, o “bem” advém e é mantido pelo “mal”.

II. Maquiavel e praticamente todos os filósofos da modernidade negavam a existência do bem comum. Uma característica marcante na concepção de política moderna era a de que a conquista e o exercício do poder político era o principal elemento a considerar.

III. Muito influenciado pelas disputas políticas de seu tempo, Maquiavel baseou-se na experiência concreta da coisa pública. Ao contrário dos antigos que viam a política como a realização do fim último da cidadania, ele procurou descrever o processo político de seu tempo.

 

É correto o que se afirma em

a

I e III apenas.

b

I e II apenas.

c

II e III apenas.

d

I, II e III.

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Resposta
A

Resolução

Para resolver essa questão, precisamos avaliar o posicionamento de Maquiavel em relação à tradição aristotélica que o precede, observando o contexto do surgimento do pensamento político moderno. Maquiavel, tirando lições das turbulências políticas da época, rompe com a ideia de que a política se define por um bem moral ou por um fim último virtuoso. Em vez disso, analisa como o poder se manifesta na prática, podendo recorrer a expedientes que classicamente seriam considerados “maus”, mas que, para ele, podem ser necessários para manter a estabilidade de um governo. Assim, a proposição I está correta por enfatizar a inexistência de um “bem” absolutamente separado do “mal”, pois ambos podem se misturar e coexistir para alcançar a eficácia política. Já a proposição II é incorreta ao generalizar, pois nem todos os modernos negam a existência do bem comum, e não é possível dizer que a simples busca pelo poder seja o único ponto central da política de Maquiavel ou de outros filósofos modernos. Por fim, a proposição III está correta ao indicar que Maquiavel se baseou em observações concretas de seu tempo, descrevendo o processo político real e não apenas propondo uma teoria idealizada. Portanto, as proposições corretas são I e III, e a alternativa certa é a letra A.

Dicas

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Relembre como Aristóteles definia a política como realização do bem.
Considere como Maquiavel descreve os fatos políticos sem recorrer a idealizações morais.
Avalie se Maquiavel nega ou não a existência do bem comum de modo categórico.

Erros Comuns

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Assumir que Maquiavel negava completamente a ideia de bem comum sem analisar cada filósofo moderno individualmente.
Confundir a proposta de Maquiavel de aceitar ações consideradas imorais com uma negação total de princípios morais na política.
Desconsiderar o contexto histórico de Maquiavel e seu método empírico na análise das disputas políticas de seu tempo.
Revisão
1. Pensamento de Maquiavel: rompe com a tradição aristotélica, enfocando a práxis política e a necessidade de manter o poder, ainda que com ações consideradas imorais.
2. Aristóteles: entendia a política como virtude e realização do bem, relacionando ética e política.
3. Política moderna: com Maquiavel, inaugura um olhar mais realista, fundado na observação empírica, sem basear-se em um ideal absoluto de bem.
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