PUC-PR 2020

O físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) contribuiu, enormemente, para a ciência em três grandes descobertas. São elas:

Rutherford (1898, p.175) relata: “Estas experiências mostram que a radiação de urânio é complexa, e que estão presentes pelo menos dois tipos distintos de radiação, uma que é muito facilmente absorvida, que será denominada, por conveniência, radiação alfa, e a outra de um caráter mais penetrante, que será denominada radiação beta”.

Rutherford no ensaio de 1911, intitulado “O Espalhamento de Partículas Alfa e Beta pela Matéria e a Estru-tura do Átomo”, contempla a descrição do clássico experimento projetado por Rutherford, que envolveu o bombardeamento de folhas de ouro com partículas alfa.

Rutherford, no ensaio de 1919, intitulado “Colisões de partículas alfa com átomos leves”, descreve o expe-rimento com o qual o cientista realizou a primeira reação de transmutação artificial ao bombardear o ar contido no interior de um aparato experimental com partículas alfa. Como resultado, Rutherford observou cintilações de longo alcance em uma tela de sulfeto de zinco. Tais resultados experimentais levam a conclusão de que as cintilações observadas, na colisão de núcleos de nitrogênio com partículas alfa, são partículas que apresentam carga elétrica positiva e que constituem o núcleo dos átomos em geral.

Disponível em: <http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh5/trabalhos%20posteres%20completos/poster_09.pdf>. Acesso: 27/05/2019.

De acordo com o trabalho de Ernest Rutherford, assinale a alternativa CORRETA.
a
Rutherford, no ensaio de 1919, intitulado “Colisões de partículas alfa com átomos leves”, descreve o experimento com o qual o cientista realizou a primeira reação de transmutação artificial, no entanto, em uma transmutação nuclear, não há a conservação do número de prótons.
b
A reação de transmutação artificial realizada por Ernest Rutherford em 1919 pode ser representada pela equa-ção: ₇N¹⁴ + ₂α⁴ → ₈O¹⁷ + ₁p¹
c
No relato de 1898, Rutherford concluiu que a radiação beta liberada pelo nuclídeo de urânio era um elétron emitido a alta velocidade da eletrosfera.
d
No relato de 1898, Rutherford concluiu que a radiação alfa liberada pelo nuclídeo de urânio era menos ionizante que a radiação beta.
e
O experimento de 1911 conduziu a dedução da existência de um núcleo atômico, este no que lhe diz respeito é dotado de carga positiva e engloba toda a massa do átomo.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar