O físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) contribuiu, enormemente, para a ciência em três grandes descobertas. São elas:
Rutherford (1898, p.175) relata: “Estas experiências mostram que a radiação de urânio é complexa, e que estão presentes pelo menos dois tipos distintos de radiação, uma que é muito facilmente absorvida, que será denominada, por conveniência, radiação alfa, e a outra de um caráter mais penetrante, que será denominada radiação beta”.
Rutherford no ensaio de 1911, intitulado “O Espalhamento de Partículas Alfa e Beta pela Matéria e a Estru-tura do Átomo”, contempla a descrição do clássico experimento projetado por Rutherford, que envolveu o bombardeamento de folhas de ouro com partículas alfa.
Rutherford, no ensaio de 1919, intitulado “Colisões de partículas alfa com átomos leves”, descreve o expe-rimento com o qual o cientista realizou a primeira reação de transmutação artificial ao bombardear o ar contido no interior de um aparato experimental com partículas alfa. Como resultado, Rutherford observou cintilações de longo alcance em uma tela de sulfeto de zinco. Tais resultados experimentais levam a conclusão de que as cintilações observadas, na colisão de núcleos de nitrogênio com partículas alfa, são partículas que apresentam carga elétrica positiva e que constituem o núcleo dos átomos em geral.
Disponível em: <http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh5/trabalhos%20posteres%20completos/poster_09.pdf>. Acesso: 27/05/2019.
De acordo com o trabalho de Ernest Rutherford, assinale a alternativa CORRETA.