O final do século XIX e o início do século XX foram marcados pela exploração de um importante produto nativo do Brasil: a borracha. Proveniente do extrativismo da seringueira e gerando como produto o látex, essa atividade econômica transformou significativamente a região Norte e permitiu um grande impulso no desenvolvimento de cidades como Manaus e Belém.
Assinale a alternativa que está corretamente associada ao ciclo da borracha no Brasil no período proposto pelo enunciado.
Criação de um pátio industrial automobilístico no Brasil, visando à maximização da produção de látex nacional.
Expulsão de trabalhadores rurais do sertão e agreste nordestino, permitindo a ascensão de grupos locais armados, como os cangaceiros.
Negociação e aquisição do atual território do estado do Acre junto à Bolívia, já que muitos trabalhadores brasileiros viviam nessa região para explorar os seringais nativos.
Defesa do ecossistema e da diversidade ecológica da Amazônia, com o surgimento de órgãos na defesa da floresta e o acirramento do conflito pela terra, culminando com o assassinato do seringueiro Chico Mendes.
Ruptura com a política do café-com-leite, já que a elite nortista reivindicava maior participação na direção do País, pois a exportação da borracha representava mais da metade do volume do comércio internacional do Brasil na época.