UEMA 2022

O filósofo camaronês, Achille Mbembe, descreve que o avanço do neoliberalismo produz o fim do trabalho, criando o sujeito sem trabalho (“Já não há trabalhadores propriamente dito”) que gera uma “humanidade supérflua”, um ser totalmente abandonado, inútil para o sistema capitalista. De modo que os indivíduos se veem diante de uma “vida psíquica”, prisioneira de uma patologia de sintomas como memória artificial e modelados pela neurociência e neuroeconomia, originando um novo sujeito humano que só tem uma possibilidade, o sujeito “empreendedor de si mesmo”. A pessoa neoliberal se caracteriza por ser um “sujeito do mercado e da dívida”, ou seja, uma “forma abstrata já pronta”. Ele fica puramente dependente de elaborar uma reconstrução de sua “vida íntima” para se ofertar ao mercado como uma mercadoria. Por isso, o homem novo é composto de capitalismo e animalismo, conceitos cindidos em outros tempos, agora motivados a se conectarem.

MEMBE, A.. Crítica da razão negra. São Paulo: N-1, 2018. Adaptado.

 

Segundo Achille Mbembe, o racismo, no neoliberalismo,

a

determina-se pelo pensamento decolonial, que produz uma ruptura com a colonização e questiona o sistema econômico neoliberal do ocidente como único caminho a todos os povos, sugerindo o racismo reverso. 

b

propõe a biopolítica que pretende gerar igualdade, rompendo com o sistema de desigualdade de raças pelo colonialismo e aniquilando as formas de gestão da vida dos indivíduos. 

c

define-se pela discriminação positiva, aplicação de cotas e programas de acesso às instituições sociais das minorias, de mulheres e de homens negros e afrodescendentes, enquanto enrobustecimento da discriminação racial. 

d

suplanta o colonialismo e o imperialismo, pela regimentação do totalitarismo no avanço da economia capitalista, que explora os indivíduos sem discriminação, exceção das religiões ao criticar o sistema neoliberal.

e

tem como a sua principal finalidade a gestão da morte dos indivíduos, pelo qual o racismo é a necropolítica, que atualiza a antiga opressão do negro como modelo universal do assujeitamento de todos pelo racismo capitalista.

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